A Renault enfim lançou ontem no Rio de Janeiro o Kardian, um veículo que, embora tenha sido classificado como um “SUV compacto” ou “B-SUV”, apresentou-se com a aparência de um hatch alto e design moderno, semelhante a uma possível evolução do Sandero Stepway.
O Kardian tem sua importância por ser o primeiro veículo do mundo a utilizar a nova plataforma modular da Renault, permitindo sua adaptação a carros com diferentes tamanhos e tipos de motores, incluindo opções de motor a combustão, híbrido-leve de 48 volts e híbrido convencional.
A produção do Kardian iniciará no Paraná em janeiro e as vendas começarão em março, com foco no mercado brasileiro, que é o segundo maior da Renault globalmente. Posteriormente, a produção se expandirá para Marrocos no segundo semestre de 2024, e outros países, como Turquia e Índia, também produzirão o Kardian. Além disso, a Renault planeja lançar oito outros modelos com base na mesma plataforma.
O veículo é equipado com um novo motor 1.0 turbo de três cilindros, chamado HR10, desenvolvido pela Renault, produzindo 125 cv de potência e 220 Nm de torque máximo. O câmbio é automatizado de seis marchas, importado da China, que promete economia de combustível em comparação com transmissões CVT.
As dimensões do Kardian são de 4,11 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,60 metros, com pneus Pirelli Scorpion 205/55 R17, proporcionando um vão livre de 21 cm. O design inclui uma grade dianteira com pequenos losangos e faróis full-LED, além de lanternas traseiras em forma de “C”.
O interior apresenta bancos dianteiros amplos e um painel de instrumentos totalmente digital, acompanhado de uma tela multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A segurança é um ponto forte do Kardian, com seis airbags e 13 sistemas auxiliares de condução, incluindo alerta de ponto cego, frenagem ativa de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.