Após meses de vendas em baixa, a Renault encerrou a carreira do Renault Captur no mercado brasileiro. O modelo, que inicialmente foi lançado como uma alternativa mais sofisticada ao Duster, já não está nos canais online da marca. Coincidentemente, esse anúncio veio no mesmo dia em que a Renault apresentou seu primeiro modelo inédito em anos, o também SUV Kardian.
O encerramento da produção do Renault Captur já era esperado, uma vez que suas vendas vinham declinando nos últimos meses, mesmo após uma reestilização em 2021. Um dos fatores que contribuíram para esse desfecho foi o conflito entre Rússia e Ucrânia.
O modelo, que tem sua origem na Rússia, onde é conhecido como Kaptur, importava algumas de suas peças daquele país. Com o desenrolar do conflito e as sanções econômicas subsequentes, praticamente todas as fabricantes foram forçadas a encerrar suas operações na região, desfazendo suas fábricas. A própria Renault encerrou suas atividades na Rússia em 2022.
Os impactos dessa situação se refletiram nas vendas do Captur. Em 2022, o veículo encerrou o ano com apenas 3.007 unidades emplacadas, um número inferior ao do Caoa Chery Tiggo 3X, que também saiu de linha naquele ano e registrou 3.656 veículos vendidos. De janeiro a setembro deste ano, o utilitário conseguiu vender apenas 304 unidades, tornando-se o segundo SUV compacto menos vendido, atrás apenas do híbrido Kia Niro, que contabilizou 195 unidades vendidas.
Até então, o Renault Captur estava disponível em três versões, todas equipadas com o motor 1.3 turbo de 170 cv, com preços variando entre R$ 142.990 e R$ 164.190. Comparativamente, o Duster, que continua em produção, parte de R$ 115.990 na versão Intense 1.6 manual e atinge R$ 148.990 na configuração Iconic 1.3 turbo.
O Duster permanecerá em produção por mais alguns anos antes de ganhar um substituto, mas a montadora já tem planos para um novo SUV posicionado no segmento C, destinado a competir com modelos como o Jeep Compass. Este novo veículo será baseado no conceito Bigster e, com a estreia do Kardian e sua plataforma CMF-B, pode ser um dos oito lançamentos prometidos pela Renault até 2027, indicando que a fabricante está comprometida em manter sua presença e inovação no mercado de SUVs no Brasil.