O novo Range Rover Velar 2024 acaba de chegar ao Brasil com uma sutil reestilização. Com preços iniciais a partir de R$ 643.950, o modelo ainda se mantém fiel ao desenho original, mas recebeu atualizações notáveis, especialmente em seu interior. O modelo é o primeiro Range Rover a chegar ao Brasil após a extinção da marca Land Rover, que agora se chama apenas JLR.
As mudanças exteriores são perceptíveis, sobretudo na dianteira, onde uma nova grade dá ao Velar um visual mais limpo e elegante. Os faróis mantém o formato, mas agora ostentam tecnologia de ponta com LEDs Pixel, composta por 67 LEDs que se ajustam automaticamente para evitar o ofuscamento de outros motoristas. Na parte traseira, um para-choque mais baixo melhora o equilíbrio do design, e as lanternas traseiras em LEDs 3D escurecidas agora são unidas por um feixe de LED que atravessa a tampa traseira.
No entanto, a grande mudança ocorreu no interior do veículo. O console central agora exibe uma tela única de 11,4 polegadas em formato curvo, simplificando o painel e proporcionando uma experiência de usuário mais intuitiva. Nos extremos laterais da tela, botões virtuais controlam funções como o ar-condicionado e os modos de condução. Abaixo da tela, um novo compartimento abriga um carregador por indução protegido e pode ser personalizado com um acabamento com materiais sintéticos, sem uso de pele animal caso o proprietário queira.
Além disso, o Range Rover Velar oferece um sistema de filtragem do ar, iluminação selecionável e até mesmo cancelamento de ruídos externos, que utiliza o sistema de som da Meridian para reduzir o ruído externo em até 4 decibéis.
No mercado brasileiro, o Velar está disponível exclusivamente com o conjunto P400e, que combina um motor 2.0 turbo com um sistema híbrido-leve de 48 volts. Este sistema é composto por um motor elétrico na transmissão automática de 8 marchas e uma bateria aprimorada, com uma capacidade de 19,2 kWh, um aumento de 12% em relação ao design anterior. O conjunto entrega 404 cv e 65,3 kgfm de torque.
O Velar pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, mas o destaque agora vai para sua autonomia elétrica, que atinge 64 km no ciclo WLTP e 51 km em condições reais, de acordo com a JLR. Além disso, pode atingir velocidades de até 140 km/h no modo totalmente elétrico e oferece tempos de recarga impressionantes, indo de 0 a 80% de bateria em apenas 30 minutos com um carregador DC de 50 kW ou de 0 a 100% em 2,5 horas em um wallbox de 7 kW AC.
Entre os opcionais e acessórios, o Range Rover Velar no Brasil oferece um amplo leque de equipamentos. Entre as opções disponíveis estão rodas de 21 polegadas, teto panorâmico elétrico, faróis Pixel LED, um sistema de som de alta qualidade Meridian, bancos em couro Windsor e um pacote completo de assistentes de condução, incluindo piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de faixas, alerta de ponto-cego e suspensão adaptativa, entre outros.