A Porsche oficializou hoje a aguardada revelação do Panamera 2024, marcando uma atualização significativa para o modelo que foi introduzido no mercado global em 2016. As mudanças são tão substanciais que a própria marca o classifica como uma nova geração do veículo.
Assim como ocorreu com o Cayenne 2024, o facelift representa um trabalho extenso de desenvolvimento. Além das mudanças visuais notáveis, a Porsche refinou aspectos da dinâmica, aprimorou a suspensão e atualizou o pacote tecnológico para incorporar os avanços mais recentes da marca.
No visual, o Panamera 2024 apresenta novidades como uma entrada de ar adicional acima da placa dianteira, essencial para o resfriamento dos motores renovados, além de contornos redesenhados nas janelas e faróis em LED Matrix Design, padrão em todas as versões. A gama de cores foi expandida e as rodas foram renovadas para cada variante.
Internamente, o console central foi redesenhado, reposicionando o seletor de marcha para a direita do volante, seguindo a linha do Taycan e do Cayenne. Uma adição interessante é o display opcional de 10,9 polegadas para o passageiro, permitindo que este controle configurações de entretenimento, visualize dados de desempenho do veículo ou até assista a vídeos.
Na linha 2024, o Panamera Turbo E-Hybrid se destaca com elementos exclusivos no pacote Turbonite, abandonando o dourado tradicional do logo da marca e adicionando detalhes internos e externos em bronze escurecido.
Em termos de motorização, a Porsche oferecerá quatro variantes E-Hybrid do Panamera 2024, incluindo o poderoso Panamera Turbo E-Hybrid. Com um motor 4.0 V8 biturbo renovado associado a um motor elétrico e uma bateria de 25,9 quilowatts-hora, o veículo produz uma potência total de 680 cv e um torque de 94,7 kgfm, entregues às quatro rodas através da transmissão PDK de 8 marchas. Os números oficiais apontam uma aceleração de 0 a 96 km/h em 3 segundos e uma velocidade máxima de 314 km/h.
Outras versões, como o Panamera e o Panamera 4, contam com um motor 2.9 V6 turbo, gerando 353 cv e 50,8 kgfm de torque – um aumento de 23 cv e 5 kgfm, respectivamente. Esses modelos atingem velocidades impressionantes, com o Panamera alcançando 96 km/h em 5 segundos e uma velocidade máxima de 272 km/h, enquanto o Panamera 4 com tração integral consegue realizar o mesmo feito em 4,7 segundos, atingindo 270 km/h.
Todas as versões do Panamera 2024 incluem suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas com Porsche Active Suspension Management de fábrica. Além disso, o sistema opcional Porsche Active Ride está disponível para as versões E-Hybrid, mantendo a estabilidade da carroceria e compensando movimentos de inclinação e rotação do veículo. O sistema de esterçamento do eixo traseiro também é uma opção.
O Panamera 2024 já está disponível para encomendas em alguns mercados da Europa, Oriente Médio e América do Norte, com a produção concentrada na fábrica da Porsche em Leipzig, Alemanha.