A Volkswagen, por décadas uma potência dominante na indústria automotiva europeia, enfrenta desafios significativos em um cenário em rápida transformação. Com a ascensão da Toyota e a consolidação de marcas sob a Stellantis, juntamente com a revitalização do portfólio da Renault e a iminente chegada de EVs acessíveis, como o 5 e o 4, a empresa alemã enfrenta pressões concorrenciais crescentes.
Além disso, a presença consolidada da Hyundai e da Kia, juntamente com a incursão cada vez mais forte das marcas chinesas com seus veículos elétricos acessíveis, tem impactado a posição da Volkswagen, especialmente na China, onde a montadora se viu obrigada a oferecer descontos substanciais para manter sua competitividade, afetando suas margens de lucro.
A conjuntura econômica, agravada pela pandemia e pelos distúrbios na cadeia de suprimentos devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, deixou a Volkswagen lidando com gargalos significativos e uma recuperação lenta.
Recentemente, a empresa anunciou planos ambiciosos de redução de custos, estimados em €10 bilhões (US$ 11 bilhões), evidenciando a necessidade urgente de reestruturação. O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, em um comunicado interno, admitiu que, devido a estruturas pré-existentes, processos engessados e custos elevados, a marca não se mantém mais competitiva.
Planos de reformulação
Durante uma reunião em Wolfsburg, Gunnar Kilian, membro do conselho de administração responsável pelos recursos humanos, detalhou que parte dessas economias virá por meio de aposentadorias parciais ou antecipadas.
Estas medidas visam fornecer recursos para impulsionar os planos de eletrificação da Volkswagen, incluindo o desenvolvimento da plataforma SSP, base para modelos futuros, como a próxima geração totalmente elétrica do Golf. A montadora também está trabalhando na evolução da MEB e numa versão mais acessível para veículos elétricos de pequeno porte, como o ID.2.
O plano de corte de custos da Volkswagen está em fase de finalização até o final deste ano, com a expectativa de que a maior parte da economia seja alcançada por meio de medidas adicionais.