A Volkswagen Classic Parts, sediada na Alemanha, expandiu seus serviços de emissão de Certificados para Veículos Clássicos agora também para o Brasil. Este documento, já concedido a automóveis fabricados na Europa, Estados Unidos e Canadá, reconhece características de produção dos modelos clássicos fabricados no país e desempenha o papel de uma autêntica “certidão de nascimento”.
O Certificado, fornecido pela VW Collection, disponibiliza informações originais de produção, coletadas a partir dos registros da marca no Brasil desde os primeiros dias de operação nacional, nos anos 1950. Este serviço é destinado a modelos nacionais com pelo menos 20 anos de idade. A decisão de oferecer esse serviço foi impulsionada pelo crescente interesse de colecionadores em todo o mundo pelos veículos clássicos brasileiros, como Kombi, Fusca, Brasília, SP2 e Gol.
Ao solicitar o Certificado, o proprietário tem sua solicitação atendida por uma equipe especializada de desenvolvimento de produtos, que realiza uma busca minuciosa pelas informações de cada veículo, em um processo praticamente artesanal. Posteriormente, o Certificado é emitido e enviado para impressão, sendo autenticado pelas áreas responsáveis pela preservação desses dados, garantindo sua autenticidade.
Até o final dos anos 1980, as informações eram registradas em fichas de papel, de forma manuscrita, as quais sofreram várias modificações ao longo do tempo. Esses documentos foram guardados em microfilmes contendo milhares de fichas cada, totalizando cerca de 6,5 milhões de registros. Recentemente, a Volkswagen realizou a digitalização desses documentos para fins de preservação, viabilizando assim a criação dos Certificados.
Os primeiros modelos brasileiros a receberem o certificado foram uma Kombi ‘Corujinha’ de 1960, com a pintura característica saia-e-blusa nas cores Vermelho Calipso e Branco Lótus; um TL de 1972, na cor Branco Lótus; e um Gol 1300, na cor Vermelho Calipso, sendo o primeiro Gol “placa preta” da história.