De acordo com os resultados da pesquisa de satisfação e confiabilidade de 2024 da Consumer Reports, divulgados recentemente, os carros elétricos parecem apresentar uma confiabilidade inferior em comparação aos veículos movidos a motores de combustão.
Os dados compilados pela Consumer Reports, provenientes de proprietários de mais de 330.000 veículos fabricados entre os anos de 2000 e 2024, indicam que os veículos elétricos têm, em média, uma confiabilidade 79% menor do que os veículos a combustão, mesmo com a presença de menos peças móveis e sistemas de transmissão mais simples.
Já os híbridos plug-in mostraram-se ainda menos confiáveis, com uma diferença alarmante de 146% a mais de problemas em relação aos carros movidos a gasolina convencional. Surpreendentemente, os veículos híbridos tradicionais foram os que apresentaram melhor desempenho, registrando 26% menos problemas em comparação aos veículos a combustão.
A Consumer Reports sugere que as novas tecnologias provenientes do desenvolvimento dos veículos elétricos significam que os primeiros usuários podem enfrentar algumas questões antes que a confiabilidade geral melhore.
Jake Fisher, Diretor Sênior de Testes Automotivos da CR, mencionou à Automotive News: “Quanto mais tempo um veículo ou tecnologia está em produção, mais os problemas são solucionados. Os fabricantes que têm produzido veículos elétricos há mais tempo estão aprimorando sua confiabilidade”.
Fisher também recomendou, para quem está no mercado em busca de um Tesla, por exemplo, a escolha do Model 3 em vez da Cybertruck. O Model 3, estando em produção há vários anos, tende a ter corrigidas mais falhas de produção. Em contraste, a Cybertruck, como um veículo completamente novo, provavelmente ainda enfrentará “muitas dificuldades iniciais” assim que for lançado.
O segmento de picapes elétricas foi o que apresentou pior desempenho no estudo da Consumer Reports, composto apenas por dois veículos: o Ford F-150 Lightning e o Rivian R1T. Enquanto a Ford enfrenta problemas relacionados a baterias e carregamento, a Rivian lida com desafios como qualidade de construção e funções de controle climático, conforme indicado na pesquisa. Isso comprova que nem as novas startups nem as montadoras tradicionais estão imunes aos problemas iniciais que acompanham os veículos elétricos.
A maior surpresa do estudo veio dos híbridos convencionais, classificados como o tipo de sistema de propulsão mais confiável. A Consumer Reports aponta que isso se deve ao fato de que a tecnologia híbrida tradicional existe há muitos anos, atraindo compradores que não estão tão preocupados em possuir a última novidade tecnológica.
“Quando se trata de confiabilidade, aqueles que avançam de forma constante são os que saem na frente”, afirmou Fisher à Automotive News. “Os fabricantes que estão fazendo mudanças rápidas são os que estão enfrentando dificuldades com algumas das novas tecnologias”.