A Renault acaba de dar um passo marcante no mercado brasileiro. Durante as festividades de 25 anos da montadora no país, o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, anunciou a produção de um SUV médio inédito no Brasil e no mundo.
Esse novo modelo será resultado de um investimento significativo, somando cerca de R$ 2 bilhões, como parte de um ciclo de aportes totalizando R$ 5,1 bilhões no período de 2021 a 2025. Poucos detalhes foram revelados sobre o SUV, mas Gondo confirmou que ele utilizará a plataforma modular CMF-B, será de porte médio (segmento C), 100% novo, mantendo a essência Renault e ampliando a gama da marca.
A novidade não se restringirá ao mercado brasileiro: o SUV será exportado para toda a América Latina, representando um marco na estratégia de expansão da montadora na região. Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina, ressaltou que a estreia global desse novo modelo ocorrerá no Brasil, tal como aconteceu com o Kardian, porém o nome ainda não foi definido. A revelação oficial do SUV está programada para o segundo semestre de 2024, após o lançamento comercial do Renault Kardian.
Uma das inovações desse SUV será sua tecnologia híbrida flex, uma novidade no mercado. A introdução da avançada plataforma CMF-B no Brasil possibilitará a incorporação de tecnologias híbridas, embora o tipo específico (Híbrido-leve, Full ou Plug-in) não tenha sido revelado. O motor provavelmente será o 1.3 Turbo Flex, já presente na gama atual da marca, incluindo versões eletrificadas com o mesmo powertrain.
Esse conjunto mecânico híbrido combinará um motor elétrico no eixo traseiro com o tradicional 1.3 Turbo na dianteira, conhecido como E-Tech Hybrid 4×4, tecnologia recentemente apresentada no Brasil com a picape Niagara Concept. O câmbio será automatizado de dupla embreagem e 6 marchas, semelhante ao do Kardian.
Quanto à configuração, o novo SUV será comercializado exclusivamente em versões de 5 lugares e terá porte superior ao do Duster, sendo classificado pela montadora como segmento B+. Essa estratégia reforça o objetivo da Renault em elevar a rentabilidade na região, oferecendo produtos mais refinados e tecnologicamente avançados. O foco será a concorrência com modelos como o Jeep Compass.
Além disso, especula-se que um SUV de 7 lugares, possivelmente o Bigster, também fará parte do portfólio da Renault no Brasil em um futuro próximo, ampliando ainda mais a presença da montadora no mercado nacional.