A Toyota revelou mais detalhes de sua “transmissão manual” simulada que promete uma sensação mais autêntica de controle para os motoristas de seus carros elétricos. A fabricante japonesa, em sua mais recente patente, revelou um sistema que oferece aos condutores a capacidade de escolher virtualmente o número de “marchas” desejadas.
O pedido de patente, divulgado recentemente, apresenta detalhes sobre um dispositivo que não se limita a apenas seis ou sete marchas, com as imagens mostrando até mesmo 14 posições. Mas como isso funciona exatamente? A Toyota explica que o motorista terá o poder de selecionar a quantidade exata de marchas, adaptando o padrão de transmissão de força do motor elétrico para as rodas conforme sua preferência.
No entanto, a seleção de marchas não se traduz em um sistema mecânico complexo que cria um número exato de relações de engrenagens físicas. Em vez disso, o sistema conta com um conjunto fixo de posições na manopla, onde uma marcha é selecionada, mas a alavanca retorna à posição neutra após o uso. A Toyota, no entanto, ainda não detalhou esta parte do funcionamento.
À medida que o condutor passa pelas marchas, o padrão virtual se ajusta para o próximo conjunto de relações, possibilitando a mudança para marchas superiores ou inferiores dentro do padrão estabelecido. Por exemplo, ao selecionar a sexta marcha, um mostrador oferece a opção de subir para a sétima e além, ou descer para a quinta e o conjunto atual de marchas.
Essa inovação representa um avanço significativo, especialmente para carros elétricos, onde a transmissão manual simulada pode contribuir para um controle mais preciso da entrega de energia do motor, reduzindo o consumo de energia das baterias e minimizando o desgaste dos pneus.
Enquanto um câmbio manual de 14 marchas seria impraticável em veículos com motores de combustão, a Toyota está redefinindo as possibilidades no cenário dos carros elétricos ao oferecer uma experiência de condução mais envolvente e personalizável.