A Volkswagen está avançando em seus planos para oferecer um carro elétrico acessível ao público, buscando parcerias estratégicas para enfrentar a concorrência acirrada, principalmente dos fabricantes chineses. Rumores recentes apontam que a montadora alemã está em estágios preliminares de negociação com a Renault, visando acelerar o desenvolvimento de um modelo de entrada com custo inferior a € 20.000 (R$ 106.118).
Segundo fontes citadas pelo Automotive News Europe, as conversas entre Volkswagen e Renault estão em andamento, embora em estágio inicial. O objetivo é atingir uma produção anual de 200.000 a 250.000 unidades anuais para ambas as empresas, porém, é importante ressaltar que essas discussões podem ainda não se concretizar.
Embora a Volkswagen tenha optado por não comentar sobre esses rumores, um porta-voz da Renault contatado pela ANE afirmou: “Estamos em diferentes discussões, mas nada foi finalizado”.
Enquanto isso, a marca francesa está se movimentando rapidamente, preparando o lançamento do novo Renault 5 em 2024, um ano antes do previsto modelo ID.2all da Volkswagen chegar ao mercado em produção em série. Além do Renault 5, a fabricante já delineou planos para o renascimento do R4 em 2025 e uma próxima geração do Twingo. Este último será o veículo elétrico de entrada da empresa e tem previsão de iniciar as vendas em 2026.
A Renault está apostando na arquitetura Ampr Small, anteriormente conhecida como CMF-BEV, como base para seus modelos 5, 4 e Twingo. Apesar de serem comercializados exclusivamente como veículos elétricos, eles não utilizarão uma arquitetura totalmente exclusiva para VEs. Isso porque até 70% das peças serão provenientes da plataforma CMF-B, já estabelecida na Europa e que será a base do inédito Kardian no Brasil.
Não está claro se o carro elétrico de entrada da Volkswagen terá alguma relação com o Twingo, ou se a estratégia é desenvolver uma nova arquitetura do zero. O modelo elétrico mais acessível da Renault também será comercializado abaixo do limite de € 20.000 e substituirá o atual Twingo Z.E. vendido na Europa.
Vale ressaltar que o Twingo Z.E. foi fruto de uma colaboração entre a Renault e a Daimler.