A Porsche anunciou uma mudança drástica em sua linha de veículos, ao encerrar as vendas do Macan a combustão nos países da União Europeia a partir do segundo trimestre de 2024. A decisão foi tomada em face das iminentes regulamentações de segurança cibernética, às quais o modelo atual não poderia se adequar sem custos proibitivos.
Um porta-voz da empresa revelou à Automotive News Europe que durante o desenvolvimento da atual geração do Macan, as regulamentações ainda não estavam finalizadas, tornando inviável a adaptação do veículo para atender aos novos requisitos de segurança cibernética, o que resultaria em um investimento financeiro considerável.
Essa medida impactará os 27 países membros da UE, marcando o fim de uma era para um dos produtos mais vendidos da Porsche. Até outubro do ano passado, quase 20.000 unidades foram vendidas na Europa, segundo dados da empresa de pesquisa Dataforce. Uma perda significativa para a Porsche, já que o Macan é um de seus modelos mais vendidos.
Em todo caso, a Porsche está prestes a lançar a nova geração do Macan, mas com uma abordagem totalmente nova. O veículo será estritamente elétrico, fazendo parte de uma nova plataforma desenvolvida em colaboração com a Audi, que também lançará sua versão, o Q6 E-Tron.
O Macan não é o único modelo da Porsche que está se despedindo dos motores a combustão. O 718 também seguirá o mesmo caminho, com a dupla Boxster e Cayman tornando-se completamente elétrica por volta de 2025. Além disso, a próxima geração do Cayenne foi anunciada como exclusivamente elétrica, acompanhada por um novo SUV de 7 lugares que também terá apenas motores elétricos.