A Tesla está rumo a um avanço revolucionário no mundo automobilístico: a tecnologia de carregamento por indução para seus modelos. Franz von Holzhausen, chefe de design da empresa, revelou os planos durante uma análise da picape Cybertruck com o apresentador Jay Leno. A ideia é simples: “Você nem precisará plugar algo no carro no futuro. Basta estacionar na garagem, passar por cima da base e vai começar a carregar.”
Esta declaração confirma especulações anteriores sobre os planos da Tesla nesse sentido. Em um evento para acionistas em março, a empresa divulgou uma imagem de um Model S aparentemente carregando em uma garagem sem fios, iniciando rumores sobre a possível inovação.
A introdução desse sistema de carregamento sem fio representa um passo gigante na comodidade para os clientes da Tesla. Simplificando o processo de carregamento, permitirá que os usuários simplesmente estacionem sobre uma plataforma ou dispositivo na garagem, eliminando a necessidade de conectar os veículos a um wallbox.
No entanto, essa tecnologia promissora pode acarretar custos substanciais para sua instalação. A necessidade de implementar uma base no piso da garagem, possivelmente envolvendo alterações no concreto, pode encarecer o processo. Além disso, tanto a instalação da plataforma de carregamento quanto a adaptação do veículo com um receptor por indução implicam custos adicionais.
A Tesla recentemente adquiriu e posteriormente revendeu a empresa alemã Wiferion, especializada em tecnologia de carregamento sem fio. No entanto, manteve os engenheiros da Wiferion a bordo, o que sugere que estão direcionados ao desenvolvimento do programa de carregadores sem fios da Tesla.
Essa inovação, se concretizada, tem o potencial de transformar a experiência de carregamento para veículos elétricos, oferecendo praticidade e eliminando a necessidade de conexões físicas durante o processo. Porém, os desafios financeiros e de implementação podem ser consideráveis, trazendo à tona discussões sobre a viabilidade e custo-benefício desse avanço tecnológico.