A General Motors suspendeu as vendas da Blazer EV para corrigir certos problemas de software. O Automotive News relata que a ordem de suspensão foi emitida na sexta-feira e afeta “um número limitado” de Blazer EVs. A GM não informou quantos são afetados, mas cerca de 1.000 unidade já foram entregues em todo o país.
Engenheiros da Chevrolet estão trabalhando para resolver problemas relacionados à tela sensível ao toque do veículo, “e, raramente, durante tentativas de carregamento em alguns carregadores rápidos de corrente contínua públicos”, de acordo com o Automotive News. Usuários relatam problemas com o carregamento, chegando a ficar com o carro preso em um posto Electrify America em uma área rural da Virgínia.
“Estamos cientes de que um número limitado de proprietários do Blazer EV enfrentou alguns problemas de qualidade de software”, disse a montadora em comunicado ao portal InsideEVs. “Para garantir que nossos clientes tenham uma ótima experiência com seu veículo, estamos pausando temporariamente as vendas do Blazer EV. Nossa equipe está trabalhando rapidamente para implementar uma solução, e os proprietários serão contatados com mais informações sobre como agendar a atualização. Pedimos desculpas pelo inconveniente.”
Scott Bell, vice-presidente da Chevrolet, acrescentou: “A satisfação do cliente é nossa prioridade e, como tal, faremos uma breve pausa nas novas entregas.” A montadora afirmou que o problema não está relacionado à segurança.
A ordem de suspensão também ocorre após o site de compra de carros Edmunds ter emitido um relatório contundente sobre o Blazer EV que a equipe comprou para avaliação dois meses atrás. A publicação relatou interruptores de janelas que se recusaram a funcionar, o visor do sistema de entretenimento preso em um ciclo de desligamento, vários erros e falhas em diversas funções de condução. “O que recebemos do revendedor foi alarmante: a lista única mais longa de falhas importantes que o Edmunds já viu em um carro novo”, disse a publicação.
Além disso, proprietários do Blazer EV que entraram em contato com a InsideEVs após nosso relato indicaram problemas semelhantes, bem como outros problemas com os carros da marca Ultium da GM. Esse nome se refere à nova plataforma e configuração de bateria comum da montadora que deve sustentar todos os seus futuros veículos elétricos.
Embora a plataforma Ultium seja considerada crucial para o futuro da GM e seu objetivo de se tornar totalmente elétrica até 2035, os carros em si têm sofrido inúmeros atrasos ao longo do ano, lançamentos geralmente lentos e problemas com exemplos iniciais. (A GM acrescentou hoje que a suspensão das vendas do Blazer EV “não está relacionada ao Ultium ou ao Google Built-In.”)