A partir do primeiro dia de janeiro de 2024, o cenário dos automóveis produzidos ou importados para o Brasil deu um passo adiante em termos de segurança veicular. Após um adiamento decorrente da pandemia, entram em vigor as obrigatoriedades estipuladas. Uma das mudanças mais relevantes é a obrigatoriedade do Controle de Estabilidade (ESP).
Isso significa que modelos como o Fiat Mobi, Argo e Cronos, assim como o Renault Stepway 1.0 e 1.6 com câmbio manual, deverão incorporar esse item como parte de seu pacote de série. Estes são alguns dos poucos carros que ainda não trazem o item de série no País, sendo os Fiat inserindo-os apenas como opcional.
Além do ESP, outras exigências incluem as luzes de condução diurna (DRL), o alertas para uso de cinto de segurança e alerta de frenagem de emergência. Esse sistema pista rapidamente as setas em caso de uma frenagem forte para alertar motoristas que vierem atrás de um potencial perigo.
A luz de condução diurna pode ser de LED quanto halógena, proporcionando uma melhor visibilidade do veículo durante o dia. Também passa a ser obrigatório indicadores de seta laterais, sejam nos retrovisores ou nos para-lamas dianteiros.
Adicionalmente, para obter a homologação, as regras de testes de impacto foram atualizadas, com a inclusão obrigatória do teste de impacto lateral. Embora isso possa impactar principalmente novos projetos, algumas montadoras já se adiantaram a essas exigências em suas previsões.
Vale mencionar que veículos com capacidade superior a 8 passageiros ou com peso superior a 3,5 toneladas não precisam se adequar a todas as normas em 2024, conforme as novas regulamentações.