O ano de 2023 revelou um impressionante crescimento nas vendas de veículos importados, impulsionado pela busca cada vez maior por modelos elétricos e híbridos. De acordo com os números divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), os resultados de dezembro confirmaram essa tendência ascendente.
Entre os grandes destaques desse panorama, a BYD desponta com um crescimento de 51,8% em dezembro em comparação com novembro. Seu desempenho anual é ainda mais notável, registrando um impressionante aumento de 6.208%, saltando de 260 unidades vendidas em 2022 para 17.946 em 2023. Essa expansão é atribuída ao lançamento de modelos como os Song Plus, Yuan Plus e o Dolphin.
Outras marcas também acompanharam essa tendência entre novembro e dezembro. A JAC Motors registrou um aumento de 66,2%, seguida pela Volvo com 46,8%, Kia com 42,1% e Land Rover com 26%, considerando apenas os modelos importados. Surpreendentemente, a Land Rover apresentou um crescimento de 133,8% em dezembro, mesmo sem contar com nenhum produto eletrificado em seu portfólio nacional.
O acumulado do ano de 2023 revela um salto significativo no desempenho das empresas associadas à Abeifa, com um total de 43.428 unidades emplacadas, representando um crescimento expressivo de 110,2% em comparação com as 20.660 unidades vendidas em 2022. A expectativa e a incerteza giram em torno da volta do imposto de importação para veículos eletrificados, deixando em aberto o comportamento do mercado nos próximos meses de 2024. Alguns fabricantes ainda não repassaram integralmente os aumentos de preços aos consumidores, o que pode impactar diretamente o mercado automotivo no país.
Os primeiros meses de 2024 prometem ser decisivos para avaliar o impacto dessa mudança tributária, especialmente entre as marcas que possuem uma forte presença de veículos elétricos e híbridos.