A Mercedes-Benz mostrou seu novo sistema operacional MB.OS durante a CES 2024, que está ocorrendo nos Estados Unidos. O novo sistema, desenvolvido internamente pela marca, promete revolucionar a experiência de direção, combinando tecnologia de ponta e inteligência artificial para proporcionar um novo padrão de conectividade e funcionalidade dentro dos veículos.
Uma das principais novidades é a introdução de uma assistente virtual impulsionado por inteligência artificial. Esta assistente, parte integrante do MB.OS, não apenas responde às solicitações em linguagem natural, mas também se adapta ao humor do motorista, oferecendo interações mais personalizadas e naturais. Desde sugestões detalhadas com base na rotina do condutor até ajustes no calendário em caso de atraso, a assistente virtual está projetado para se tornar um parceiro inteligente durante a condução.
O MB.OS oferece uma atualização significativa em relação ao sistema anterior da marca, o MBUX, com reações mais rápidas, eficientes e maior capacidade de processamento. Também tem gráficos avançados e navegação 3D para instruções detalhadas de direção. O mapa tridimensional também oferece uma visão envolvente dos arredores, incluindo informações sobre edifícios, clima e tráfego ao redor do veículo.
Além disso, os novos carros equipados com o MB.OS terão uma gama bem maior de aplicativos nativos, desde entretenimento em áudio com suporte para Dolby Atmos até parcerias com empresas renomadas para streaming de vídeo e jogos no estilo arcade. No entanto, é importante observar que essas funções de entretenimento estarão disponíveis apenas quando o veículo estiver estacionado ou em condução semiautônoma de nível 3.
A estreia do MB.OS está programada para ocorrer na nova geração do CLA. A nova plataforma será otimizada para também ter versões elétricas, mas também oferecerá opções com motores à combustão. Os modelos mais recentes da marca, como os novos Classe E e S, poderão receber atualizações pela internet com algumas funções da MB.OS no futuro.