A Maserati, marca premium da Stellantis, enfrenta desafios em sua transição para uma linha totalmente elétrica, anunciando a interrupção no desenvolvimento do Quattroporte Folgore, seu sedã grande movido a bateria. A justificativa oficial aponta preocupações com o desempenho do veículo, mas especulações indicam possíveis fatores preocupantes nos bastidores.
Fontes na mídia italiana sugerem que a Stellantis trabalha no plano de negócios para o veículo elétrico principal, buscando reduzir custos ao solicitar aos fornecedores uma diminuição de 6% nos preços das peças, seguindo medidas semelhantes em 2023.
Este contratempo representa o terceiro adiamento na linha elétrica da Maserati, com os lançamentos postergados das versões elétricas do GranTurismo e do SUV Grecale. O GranCabrio sem emissões está em desenvolvimento, com lançamento previsto para 2024, enquanto o GranTurismo Folgore está agora à venda, após atrasos.
O plano Dare Forward 2030 para eletrificação total inclui o Levante, que deverá receber uma versão elétrica até meados da década, completando a gama inicial de veículos elétricos da marca. Detalhes iniciais sugerem que o Levante Folgore será alimentado por uma versão menos potente do conjunto de três motores do GranTurismo Folgore.
Os desafios de produção se estendem além dos atrasos no desenvolvimento, com relatos indicando que a Stellantis realizará uma suspensão temporária de 1.000 trabalhadores na fábrica de Mirafiori, Turim, de 12 de fevereiro a 3 de março. Essa instalação produz modelos como Quattroporte, Levante e GranTurismo.