O Fiat Pulse, lançado em outubro de 2021 como o primeiro SUV totalmente desenvolvido no Brasil, atingiu recentemente a marca de 100.000 unidades vendidas no país. O veículo foi concebido e projetado no Polo Automotivo Stellantis em Betim (MG) e é fabricado lá também. Utilizando a plataforma MLA, considerada uma evolução da base MP1 do Argo, o Pulse representa um marco significativo para a Fiat.
Do total de 100.000 unidades comercializadas desde o seu lançamento, 86.000 foram vendidas somente no ano passado. Em 2023, o Pulse registrou um crescimento notável de 43% em comparação com o ano anterior, consolidando-se como o melhor ano para o modelo no Brasil. No segmento de B-SUVs, onde compete com o Volkswagen Nivus e, em breve, com o Renault Kardian, o Pulse conquistou uma participação de mercado de 11%.
Atualmente disponível nas versões Drive, S-Design, Audace, Impetus e na esportiva Abarth, o Pulse oferece uma variedade de configurações para atender às preferências dos consumidores. Entre os equipamentos de série, dependendo da versão escolhida, destacam-se o ar-condicionado digital automático, central multimídia de 8,4 polegadas (10,1” na versão topo de gama), integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quatro airbags, controle de tração e estabilidade, TC+ e faróis e lanternas de LEDs.
Sob o capô, as versões mais avançadas apresentam um motor 1.0 turboflex de três cilindros, injeção direta de combustível, tecnologia MultiAir e bloco de alumínio. Com potência de 130 cv (etanol) ou 125 cv (gasolina) e torque de 20,4 kgfm, o propulsor oferece desempenho notável a partir de 1.750 rpm. A opção mais acessível, a versão Drive, é impulsionada pelo conhecido motor 1.3 Firefly, disponível com transmissão manual de 5 marchas ou transmissão CVT, entregando até 107 cv e 13,7 kgfm de torque.
Destacando-se na linha está a variante Abarth, exclusiva e equipada com um motor 1.3 turbo T270 de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, combinado a uma transmissão automática de 6 marchas com conversor de torque.