A Volkswagen está se preparando para anunciar seu próximo investimento no Brasil, com um evento oficial marcado para o dia 1º de fevereiro. Embora a montadora mantenha silêncio sobre os detalhes do investimento, informações dos bastidores indicam que o montante pode chegar a cerca de 1 bilhão de euros (R$ 5,4 bilhões), a ser aplicado entre 2026 e 2028. Os sindicatos dos metalúrgicos revelaram parte dos planos, incluindo o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.
Entre os projetos em andamento, destaca-se uma picape intermediária, posicionada entre a Saveiro e a Amarok, para competir com a Chevrolet Montana e a Fiat Toro. Além disso, está previsto o lançamento de um SUV compacto de entrada, situado abaixo do Nivus e T-Cross. A fabricação do motor 1.5 TSI no Brasil, com um sistema híbrido-leve, também finalmente faz parte dos planos.
A fábrica de São José dos Pinhais (PR) produzirá uma nova picape, inspirada no conceito Tarok do já longínquo 2018, com algumas modificações no projeto, como a adoção da plataforma MQB-A0 do T-Cross. A previsão é que a picape seja lançada com tecnologia híbrida, utilizando o motor 1.5 turbo híbrido-leve.
Novos híbridos
A unidade de São Bernardo do Campo (SP) começará a montar dois carros híbridos a partir de 2027, utilizando uma atualização da plataforma MQB-A0 para suportar a motorização eletrificada. Esses veículos, chamados internamente de “EVO”, ainda não tiveram seus modelos divulgados. A fábrica em Taubaté (SP) contribuirá com um novo SUV compacto, menor que Nivus e T-Cross, por enquanto chamado de Yeh, com um design inovador e motor híbrido-leve.
A unidade de São Carlos (SP) receberá a evolução do motor 1.4 turbo, o 1.5 TSI EVO2, com tecnologias mais modernas, como o sistema de desativação de cilindros e turbo de geometria variável, já em uso na Europa há alguns anos. Este motor, preparado para trabalhar com um sistema híbrido-leve de 48V, substituirá de vez o 1.4 TSI em diversos mercados globais.
O novo investimento, estimado em 1 bilhão de euros, complementará o ciclo atual de R$ 7 bilhões, destinado a novos modelos. Em 2022, a Volkswagen anunciou o Polo Track como o primeiro de uma nova linha de carros de entrada, com mais de 4 modelos previstos para lançamento a partir de 2023.