Após anos de especulações e expectativas, a Volkswagen finalmente desistiu oficialmente de lançar uma picape nos Estados Unidos. A confirmação veio do próprio Pablo Di Si, presidente e CEO da empresa na América do Norte, durante uma conversa com jornalistas no Salão de Chicago. Di Si foi direto ao responder sobre o assunto, afirmando que a ideia foi arquivada e que não está mais nos planos da montadora.
Em vez de arriscar e enfrentar possíveis dificuldades para fazer sucesso por conta própria, a empresa poderá explorar o segmento por meio da Scout, aproveitando sua boa reputação já estabelecida entre os consumidores norte-americanos.
Essa decisão representa um ponto de virada após anos de pressão por parte da rede de concessionárias da Volkswagen nos Estados Unidos, que há muito tempo clamavam por uma representação da marca no lucrativo segmento de picapes. Enquanto marcas concorrentes como Chevrolet, Ford, Ram e Toyota desfrutam de sucesso nesse mercado, a Volkswagen permanecia apenas observando, sem qualquer participação.
Rumores sobre o lançamento de uma picape pela Volkswagen nos EUA circularam por anos, especialmente após a introdução de modelos intermediários como o Ford Maverick e o Hyundai Santa Cruz. Especulava-se que a Volkswagen poderia trazer a Tarok, apresentada aos norte-americanos no Salão de Nova York em 2019, ou mesmo desenvolver um modelo maior baseado no conceito Atlas Tanoak, mas todos esses planos foram abortados.
Embora possa ser uma notícia frustrante para alguns, a decisão da Volkswagen pode ser estratégica. O mercado de picapes nos Estados Unidos é altamente competitivo e difícil de penetrar para marcas não tradicionais.
Essa mudança de estratégia, embora decepcionante para alguns entusiastas, pode ser vista como uma jogada inteligente da Volkswagen, permitindo-lhes explorar o mercado de picapes de uma maneira mais prudente e potencialmente mais bem-sucedida.