Após anos de especulação e expectativas, a Toyota finalmente iniciou a produção da van Hiace na Argentina. O modelo agora está sendo montada no mesmo complexo industrial de Zárate, que já produz com sucesso os modelos Hilux e SW4.
Embora a Hiace seja o terceiro veículo a ser fabricado nessa linha de montagem, a maior parte de suas peças ainda é importada, sendo montada apenas localmente. Inicialmente, a comercialização se restringirá ao mercado argentino, mas a Toyota já tem planos de exportar para toda a América Latina num futuro próximo.
A decisão de fabricar a Hiace na Argentina veio após a implementação de novas regulamentações que permitem a produção com kits importados. Mesmo com essa modalidade, a Toyota fez um investimento considerável, cerca de US$ 50 milhões, para adaptar o complexo em Zárate, além de envolver 13 empresas argentinas e 97 brasileiras na cadeia de fornecimento.
As primeiras versões a serem produzidas serão a Van L2H2 de carga, com capacidade de 9,3 m³, e a Commuter, com espaço para 13 passageiros. No entanto, as versões anteriores, Van L1H1 e Wagon, continuarão sendo importadas do Japão. No Brasil, a Hiace já teve uma breve presença no mercado por meio do serviço de assinatura da marca, disponível apenas na versão de passageiros com seis assentos.
A capacidade inicial de produção será de cerca de 4 mil unidades no primeiro ano, com planos ambiciosos de alcançar 10 mil unidades anuais no futuro. A Toyota destaca ainda que o novo prédio em Zárate foi projetado de forma modular, possibilitando futuras expansões para outros projetos da empresa.
A escolha da Hiace para produção na Argentina se deve ao compartilhamento de diversos componentes com a Hilux e o SW4, facilitando a integração dos fornecedores locais. No entanto, há diferenças mecânicas, como a potência do motor 2.8 turbodiesel, que entrega 163 cv na Hiace Commuter e 177 cv na versão Van, em comparação com os 224 cv da Hilux e do SW4.