A BYD anunciou o início das obras de sua primeira fábrica de carros elétricos e híbridos plug-in no Brasil, localizada em Camaçari, Bahia. O investimento de R$ 3 bilhões para a instalação dessa fábrica foi anunciado oito meses atrás e agora se torna uma realidade concreta.
O complexo, construído em uma área que pertencia à Ford até o ano passado, ocupará um terreno de 4,6 milhões de metros quadrados, após a BYD ter desembolsado R$ 287,8 milhões pela aquisição. Com previsão de conclusão entre o final de 2024 e início de 2025, a fábrica terá capacidade para produzir quase 150 mil unidades por ano.
A BYD confirmou que os modelos Dolphin, Dolphin Mini, Yuan Plus e Song Plus serão produzidos na nova fábrica. O Song Plus, originalmente um híbrido plug-in, será adaptado para aceitar etanol.
Para a construção da fábrica, serão erguidas 26 novas instalações, incluindo galpões, pistas de teste e outras estruturas. A empresa optou por não utilizar os prédios que anteriormente pertenciam à Ford, destinando-os para os fornecedores se instalarem no local.
Tyler Li, presidente da BYD Brasil, expressou entusiasmo em relação às oportunidades que a nova fábrica trará, não apenas em termos de emprego, mas também no desenvolvimento de novas tecnologias e na contribuição para uma economia mais sustentável. Li reforçou o compromisso da empresa em operar de maneira responsável e em contribuir para o bem-estar da comunidade.
Além disso, a BYD planeja uma segunda fase de investimentos que incluirá a nacionalização de mais componentes, como as baterias, com o objetivo de atingir 70% de nacionalização em 5 anos. Desde o início, a fabricante chinesa planejou incluir no projeto uma segunda fábrica para a construção de baterias no Brasil, além de um terceiro complexo destinado a caminhões e ônibus.
A produção nacional será um passo importante para a BYD manter seu ritmo de vendas no Brasil, onde é a líder tanto na comercialização de carros elétricos quanto híbridos. Com a fábrica em Camaçari, a empresa poderá evitar o impacto do imposto de importação para veículos eletrificados, além de aumentar o volume disponível no país.