As vendas de veículos elétricos e híbridos no Brasil atingiram um novo recorde em fevereiro deste ano, segundo o relatório mensal divulgado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Com um total de 10.451 unidades vendidas, este foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica da ABVE, representando um crescimento impressionante de 143% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Veja ofertas de Volkswagen Voyage certificados na Karvi!Mesmo com a retomada da cobrança do imposto de importação, com alíquotas iniciais de 10% e 12% para elétricos e híbridos, respectivamente, o mercado de veículos eletrificados continuou em ascensão neste início de 2024. No primeiro bimestre deste ano, as vendas do segmento alcançaram 24.477 veículos, um aumento de 155,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Um dos principais impulsionadores desse crescimento é o desenvolvimento da infraestrutura de recarga, que tem facilitado a adoção de carros elétricos e híbridos plug-in. Além disso, a redução de preços nos segmentos de entrada e a ampliação da variedade de modelos disponíveis também têm contribuído para esse cenário.
Pelo terceiro mês consecutivo, os carros elétricos (BEV) lideraram as vendas dentro do segmento de veículos eletrificados, representando 34,8% do total em fevereiro, com um aumento massivo de 470% em relação ao mesmo período de 2023. Os híbridos plug-in (PHEV) também apresentaram um desempenho significativo, com um aumento de 193% nas vendas em comparação anual, totalizando 3.594 unidades emplacadas no mês.
Os híbridos convencionais sem recarga externa (HEV flex, HEV e MHEV) também registraram um aumento nas vendas, totalizando 3.218 unidades em fevereiro, representando 30,8% do mercado e um avanço de 32,5% em comparação com o ano anterior.
A participação de mercado dos eletrificados sobre as vendas totais de automóveis e comerciais alcançou 7% em fevereiro, com 10.451 veículos vendidos em um total de 155.283 unidades, de acordo com a Fenabrave.
Um dado relevante é a participação dos veículos eletrificados plug-in (elétricos + híbridos plug-in), que atingiram 4,6% de market share no Brasil em fevereiro, seguindo o padrão adotado nos principais mercados automobilísticos.