As principais diferenças entre o turbo e o supercharger são:
TIPO | ALIMENTAÇÃO DO COMPRESSOR | VANTAGENS | DESVANTAGENS |
Supercharger | Ventilação natural | Custo | Menor desempenho e consumo de combustível |
Turbo | Sistema mecânico para ventilação | Alto desempenho e baixo consumo de combustível | Custo |
Para começar iremos falar sobre as similitudes entre o turbo e supercharger, ambos mecanismos são uma espécie de compressor que coloca mais pressão dentro do motor através de um maior volume de ar.
Este mecanismo comprime o ar e o coloca no motor que consequentemente ganha potência por meio de um rotor chamado turbina.
A diferença entre o motor turbo e o motor supercharger é que o supercharger tem ventilação natural e uma hélice que simula a turbina e não uma verdadeira turbina, enquanto o motor turbo utiliza o ar do escape para recolocá-lo no motor e uma turbina, mas basicamente ambos têm o mesmo funcionamento.
É comum que as pessoas queiram instalar um turbo ou um supercharger em seus carros, Vale lembrar que o custo é bastante elevado e como veremos mais adiante há vários modelos que possuem estes recursos, além do mais se você tem um carro que está no período de garantia você a perderá.
Agora vamos conhecer os carros brasileiros com supercharger e turbo.
O fracasso do supercharger
Pouco utilizado no Brasil, o supercharger fez parte da linha Ford, equipando o Ford Fiesta e o Ford Ecosport.
Primeiro carro brasileiro a ser produzido com o compressor mecânico, o Fiesta 1.0 Rocam Supercharger desenvolvia 98 cavalos de potência máxima a 6000 rpm, mas o compacto ficava com o consumo muito prejudicado.
Isto acontece porque com o supercharger e sua hélice que simula a turbina usam para sua alimentação a própria força do motor, o que faz com que o consumo seja elevado.
Se bem a potência do supercharger era bem maior que a do motor 1.0 de 66 cavalos do Fiesta 1.0 houveram muitas críticas ao Supercharger e o mesmo se estendia ao Ford Ecosport que utilizou o mesmo motor ou seja era um motor 1.0 que se bem havia o recurso do Supercharger que o deixava mais potente o fato do carro ser mais pesado e ainda ter que alimentar a hélice ele era ainda mais dastão.
Era comum ouvirmos, principalmente sobre o Ford Fiesta, que tinha o maior volume de vendas, que era um carro com consumo de 2.0 e desempenho de 1.6; com as críticas aos modelos com o motor Supercharger a Ford os fabricou somente de 2002 a 2006.
O domínio do turbo no mercado de carros com compressor
O primeiro carro turbo fabricado no Brasil foi o Fiat Uno em 1990, a tecnologia ao contrário do supercharger utiliza uma turbina verdadeira, fazendo com que os carros de menor cilindrada os atuais 1.0 turbo, por exemplo, tenham desempenho de carros mais potentes e consumo de carro popular.
Pouco a pouco as montadoras têm substituindo motores grandes por menores turbinados e se você observar no listado abaixo, dentre os 47 carros mais vendidos do Brasil aparecem 20 carros com o motor, vários deles inclusive somente com este tipo de motor sendo oferecido.
Lista de modelos com motor turbo
Vamos ver aqui quais são os modelos turbo disponíveis atualmente no Brasil e qual motor motor eles utilizam:
- Chevrolet Onix, primeiro colocado no ranking geral de vendas 2020, todas as versões intermediárias e topo de linha utilizam motor 1.0 Turbo;
- Hyundai HB20, segundo colocado no ranking geral de vendas 2020 utiliza motor 1.0 Turbo nas versões topo de linha;
- Chevrolet Onix Plus, terceiro colocado do ranking geral de vendas de 2020, assim como o hatch que ele pede a plataforma, utiliza o motor 1.0 Turbo nas versões intermediárias e topo de linha;
- Volkswagen T-Cross, oitavo colocado no ranking geral de vendas de 2020, usa exclusivamente motores Turbo sendo um 1.0 nas versões de entrada e intermediária e 1.4 na versão de topo de linha;
- Jeep Renegade, nono colocado no ranking geral de vendas de 2020, utiliza um motor 2.0 turbo diesel nas versões intermediárias e topo de linha;
- Fiat Toro, décimo colocado no geral de vendas de 2020, tem opção de motor 2.0 turbo diesel em todas suas versões, além de oferecer um motor aspirado nas versões de entrada e intermediária;
- Jeep Compass, décimo primeiro colocado no ranking geral de vendas no ano passado, utiliza o motor 2.0 turbo diesel nas versões intermediárias e topo de linha, como o Jeep Renegade;
- Chevrolet Tracker, décimo terceiro, colocado no ranking geral de vendas de 2020, assim como seu principal concorrente, o Volkswagen T-cross, o SUV da Chevrolet usa exclusivamente motores Turbo, sendo um 1.0 em todas as versões e como alternativa a versão topo de linha também oferece um motor 1.2;
- Volkswagen Polo, décimo sexto colocado no ranking de vendas de 2020, o Volkswagen Polo oferece motor 1.0 turbo em versões intermediárias e topo de linha;
- Honda HR-V, décimo nono colocado no ranking de vendas no ano passado, utiliza um motor 1.5 Turbo na versão topo de linha, as demais versões tem o motor aspirado;
- Toyota Hilux, vigésimo colocado no ranking geral de vendas de 2020, tem opção de motor 2.8 turbo diesel em todas as versões, sendo que nas versões topo de linha é a única motorização disponível;
- Volkswagen Virtus, o vigésimo segundo colocado, assim como seu hatch utiliza o motor 1.0 Turbo em suas versões intermediárias e topo de linha;
- Chevrolet S10, vigésimo terceiro colocado no ranking geral de vendas de 2020, tem a mesma característica que seu principal concorrente, com a opção de um motor 2.8 turbo diesel em todas as versões, sendo esta a motorização exclusiva das versões topo de linha;
- Hyundai HB20S, vigésimo oitavo carro mais vendido do Brasil em 2020, utiliza o motor 1.0 Turbo em suas versões top de linha.
- Honda Civic, trigésimo primeiro colocado no ranking de vendas de 2020, utiliza um motor 1.5 Turbo exclusivamente na versão topo de linha, as demais tem motor aspirado.
- Ford Ranger, vigésimo terceiro colocado no ranking de vendas de 2020, o Ford Ranger utiliza exclusivamente motores turbo, sendo um 2.2 nas versões de entrada e intermediárias, estas últimas também tem como opção um motor 3.2 que é utilizado nas versões topo de linha;
- Volkswagen Nivus, o trigésimo sexto carro mais vendido no Brasil em 2020, utiliza em todas suas versões um motor 1.0 Turbo.
- Renault Captur, quadragésimo segundo carro mais vendido do Brasil, utiliza um motor 2.0 Turbo somente em sua versão topo de linha.
- Volkswagen Amarok, o quadragésimo carro mais vendido do Brasil, a partir da linha 2021 utiliza exclusivamente um motor 3.0 V6 em suas duas versões;
- Citröen C4 Cactus, quadragésimo sétimo carro mais vendido do Brasil em 2020, utiliza um motor 1.6 turbo exclusivamente em sua versão top de linha.
Como podemos ver, a vida do motor Supercharger foi curta e cada dia mais temos carros com motor turbo no mercado brasileiro.
Você sabia a diferença entre o Turbo e o Supercharger? Comente aqui conosco!
eu não sabia