A Volkswagen anunciou o lançamento do ID.3 GTX, seu novo hot hatch elétrico que entra no segmento com duas versões distintas. O modelo básico oferece um motor elétrico traseiro com 286 cv e 55,6 kgfm de torque, enquanto a versão Performance apresenta potência aumentada para 326 cv.
Ambos os modelos compartilham uma bateria de íons de lítio com capacidade de 79 kWh, permitindo uma autonomia estimada de 600 km no ciclo combinado WLTP.
O ID.3 GTX possui um design mais empolgante, com para-choque dianteiro redesenhado, entrada de ar maior, padrão em forma de diamante e luzes diurnas de LED. Na parte traseira, há um difusor com acabamento em preto brilhante, combinando com detalhes escuros nos espelhos retrovisores, soleiras laterais e moldura da janela. O interior apresenta bancos esportivos, emblema GTX, tecido reciclado e uma nova multimídia de 12,9 polegadas.
Em termos de desempenho, o ID.3 GTX leva seis segundos para atingir 100 km/h no modelo regular e 5,6 segundos no modelo Performance. A velocidade máxima é eletronicamente limitada a 180 km/h e 200 km/h, respectivamente. O carro suporta carregamento rápido de CC a 175 kW, recarregando a bateria de 10 a 80% em cerca de 26 minutos.
Embora as chances de chegada do ID.3 GTX ao Brasil sejam baixas devido à estratégia da marca com modelos elétricos por assinatura, na Europa ele compete no segmento ao lado do Cupra Born VZ.