A Citroën revelou oficialmente seu próximo modelo nacional, o aguardado Basalt Vision, um SUV-cupê que se junta à família que inclui o C3 hatch e o C3 Aircross. Embora apenas o exterior tenha sido revelado por enquanto, o Basalt promete um visual ousado e moderno, aproveitando a tendência atual de veículos desse tipo.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Apresentado como um conceito, o Basalt Vision da Citroën está muito próximo da versão de produção que será fabricada em Porto Real (RJ) ainda este ano e tem previsão de lançamento para o último trimestre de 2024 no Brasil.
Do C3 hatch, o Basalt herda os faróis duplos formando um “X” com a grade superior, complementados por uma linha iluminada em LED conectando as peças. A segunda entrada de ar, similar à do C3 Aircross, apresenta uma moldura nas extremidades, enquanto o para-choque se destaca com faróis de neblina maiores nas extremidades, mantendo o estilo da entrada de ar superior. Os faróis com projetor também chamam a atenção, embora não esteja confirmado se farão parte da versão final.
As portas dianteiras seguem o design do C3, assim como o vinco na parte inferior, enquanto a porta traseira é uma novidade devido ao caimento do teto, apresentando uma pequena linha após a janela. Na traseira, as lanternas mantêm o formato da minivan, porém mais finas e alongadas, com a luz de seta reposicionada na parte inferior do conjunto.
Na Índia, especula-se que o Basalt terá dimensões semelhantes às do C3 Aircross, com cerca de 4,30 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,67 metros, posicionando-o entre modelos como o Volkswagen Nivus e o Fiat Fastback em termos de tamanho total, mas com um entre-eixos maior.
A Citroën revelará mais detalhes do Basalt aos poucos, incluindo o interior, que se espera ser semelhante ao do C3 Aircross, com equipamentos como painel digital, central multimídia flutuante e itens exclusivos como ar-condicionado automático, chave presencial, carregador wireless e controle de cruzeiro.