No primeiro trimestre de 2024, a Tesla reassumiu a liderança mundial em vendas de carros elétricos, superando a chinesa BYD, que havia conquistado o topo no último trimestre do ano anterior. No entanto, a empresa americana enfrentou desafios significativos, com suas vendas ficando abaixo do esperado e registrando uma queda anual pela primeira vez desde 2012, excluindo o impacto da Covid-19 em 2020.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!De acordo com o relatório financeiro divulgado pela Tesla, as vendas no primeiro trimestre caíram 9% em relação ao mesmo período de 2023, com o número de carros entregues ficando 13% abaixo das estimativas dos analistas. Esse desempenho aquém das expectativas levou a uma situação em que a produção da Tesla superou as entregas em 46.600 unidades, resultando em um aumento de 9 dias no estoque de veículos.
Esse descompasso entre produção e demanda sugere um possível enfraquecimento no interesse pelos carros da Tesla, que historicamente tem sido mais limitada pela capacidade de produção do que pela demanda.
A Tesla atribuiu essa queda nas vendas a atrasos decorrentes do novo design do Tesla Model 3 e a problemas geopolíticos, como o conflito no Mar Vermelho e um ataque à sua fábrica em Berlim. Esses obstáculos contribuíram para um cenário desafiador no qual a empresa americana teve que enfrentar dificuldades para atingir suas metas de vendas.
Apesar desses desafios, a Tesla conseguiu superar a BYD no primeiro trimestre, um período historicamente fraco para as vendas de carros na China devido ao Ano Novo Lunar. A empresa americana entregou cerca de 386.000 carros elétricos a bateria (BEVs), enquanto a BYD vendeu pouco mais de 300.000 unidades.
No entanto, é importante destacar que a BYD também fabrica e vende veículos híbridos plug-in (PHEVs), o que aumenta significativamente o número total de veículos eletrificados da empresa para 626.263 unidades.
Além disso, embora as vendas de BEVs da BYD tenham caído em comparação com o período em que superou a Tesla, elas ainda registraram um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, a Tesla teve uma queda de 8% nas vendas de BEVs na comparação anual, evidenciando tendências opostas entre as duas empresas líderes do mercado de carros elétricos.