A BMW anunciou oficialmente que irá produzir o X5 híbrido plug-in na fábrica da marca de Araquari, Santa Catarina. Desde seu lançamento no país, o X5 já é oferecido nesta versão, a xDrive50e, mas importada dos Estados Unidos. A partir do fim do terceiro trimestre de 2024, as unidades vendidas aqui serão nacionais.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O Dr. Michael Nikoloides, chefe de rede de produção e Logística do BMW Group, destacou o compromisso da empresa com a tecnologia e ressaltou que a planta de Araquari é moderna e altamente flexível, sendo a única no mundo capaz de produzir motores a combustão flex e híbridos. A BMW também produz em Araquari o sedã Serie 3 e o SUV X1.
Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina, enfatizou a importância do Brasil como mercado líder em vendas para a marca na região. Em 2023, a BMW foi líder do segmento premium no país pelo quinto ano consecutivo, com um aumento de 9,8% nas vendas em relação a 2022, totalizando 15.113 unidades comercializadas.
X5 híbrido
O SUV será produzido através do regime CKD, com peças importadas e montadas localmente. A montagem nacional trará a vantagem de evitar o aumento de impostos de importação para veículos eletrificados. Atualmente, o X5 xDrive50e importado custa R$ 731.950. O conjunto híbrido usa um motor seis cilindros em linha de 313 cv acoplado a um elétrico de 197 cv. A potência combinada é de 489 cv e o SUV consegue rodar até 79 km em modo elétrico segundo a tabela do Inmetro.
Embora não tenha detalhado atualizações previstas para o X5 xDrive50e montado no Brasil, a BMW confirmou que a montagem nacional não está incluída nos 15 lançamentos já anunciados para o país em 2024.