A produção de motocicletas no Brasil apresentou um crescimento significativo no primeiro trimestre deste ano, marcando o melhor desempenho para o período desde 2012. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o setor registrou um aumento de 10,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, com um total de 438.038 unidades fabricadas no Polo Industrial de Manaus (PIM).
O mês de março também apresentou números positivos, com a produção de 156.322 motocicletas, representando um aumento de 11,3% em relação a fevereiro e 2,5% em comparação com março de 2023.
Os licenciamentos acompanharam essa tendência de crescimento, totalizando 432.402 unidades de janeiro a março, o que representa um aumento de 21,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse volume de emplacamentos é o maior dos últimos 13 anos. Somente em março, foram vendidas 152.719 motocicletas no varejo, registrando um crescimento de 4,6% em comparação com o mesmo mês de 2023 e de 12% em relação a fevereiro.
A categoria mais licenciada foi a Street, seguida de perto pela Motoneta e pela Trail. Em março, a média diária de vendas atingiu 7.636 unidades, considerando os 20 dias úteis do mês. Os modelos de baixa cilindrada dominaram o mercado, representando 82,4% do volume total de emplacamentos no período de janeiro a março. Já os modelos de média cilindrada responderam por 15,1%, enquanto os de alta cilindrada representaram 2,5%.
Exportações
No que diz respeito ao mercado externo, as exportações tiveram um desempenho mais modesto, com um total de 9.379 motocicletas embarcadas pelas associadas da Abraciclo no acumulado do ano, uma queda de 8,7% em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, em março, as exportações apresentaram um aumento significativo, totalizando 4.093 unidades, o que representa um crescimento de 45,5% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 46,7% em comparação com fevereiro.