A Honda revelou na última sexta-feira (19) um novo ciclo de investimentos em sua operação brasileira, marcando um aporte significativo de R$ 4,2 bilhões que abrangerá o período de 2024 a 2030. Esse investimento está direcionado para impulsionar o lançamento do novo WR-V, um modelo novo híbrido flex, além de expandir a capacidade de produção e gerar novos empregos.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O anúncio foi realizado após uma reunião em Brasília (DF), que contou com a presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, do Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do Presidente da HAB, Arata Ichinose.
Esse novo ciclo de investimentos da Honda está alinhado com os incentivos oferecidos pelo regime automotivo MOVER, permitindo que a empresa inicie a eletrificação de seus modelos produzidos no Brasil ao combinar o etanol com o sistema híbrido e:HEV.
Em comunicado oficial, a Honda ressaltou que adota diferentes tecnologias de eletrificação, mas personaliza sua abordagem de acordo com as particularidades de cada região, considerando fontes de energia, infraestrutura de carregamento e características do mercado local.
Além do investimento em eletrificação, a Honda também planeja iniciar a produção nacional da nova geração do Honda WR-V no segundo semestre de 2025. Diferente do modelo anterior, que compartilhava plataforma com o Fit, a nova geração foi totalmente redesenhada, se tornando um SUV compacto de porte menor que o HR-V para ocupar o espaço entre o City Hatch e o HR-V.
Como parte desse plano de expansão, a Honda anuncia a ampliação do volume de produção na fábrica de Itirapina (SP) a partir deste mês. Essa expansão resultará na criação de 1.700 novos empregos na unidade, que atualmente emprega cerca de 3.500 funcionários.