A greve do Ibama vem impactando diretamente o lançamento da Fiat Titano. Com apenas 43 unidades emplacadas em abril, a caminhonete enfrenta dificuldades significativas devido à paralisação que afeta a emissão do certificado ambiental para veículos importados.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Desde o início do ano, o Ibama vem operando em ritmo lento, conhecido como “operação tartaruga”, enquanto negocia melhores condições de trabalho e salários para seus funcionários. Essa situação tem travado quase 50 mil veículos nos portos brasileiros, incluindo a Titano, aguardando a liberação do certificado para ingressarem no país.
Segundo informações do site AutoIndústria, as concessionárias já contabilizam 1.600 pedidos da Fiat Titano, demonstrando um interesse significativo pelo modelo. Se todos esses pedidos tivessem sido atendidos em abril, a caminhonete ocuparia a 4ª posição no ranking de vendas, superando modelos como Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok. Apesar disso, ainda estaria abaixo da Ford Ranger, que emplacou 2.382 unidades no mesmo período.
A Stellantis, fabricante da Fiat, não fornece uma previsão de entrega devido à situação da greve, o que coloca em risco a perda dos pedidos da Titano e de outros modelos importados da marca. A empresa afirma estar monitorando a situação de perto para mitigar os impactos para concessionárias e consumidores.
Além da Titano, a Stellantis enfrenta desafios com outros lançamentos importados, como a segunda geração do Peugeot 2008, prevista para o primeiro semestre deste ano. Com a greve do Ibama, o lançamento do modelo pode ser adiado, pois a empresa enfrentará dificuldades para entregar as unidades aos clientes caso inicie as vendas agora.