A Ford anunciou oficialmente o início da produção dos motores da nova geração da picape Ranger na Argentina, como parte de um investimento de US$ 660 milhões realizado no país desde 2020. A fabricação ocorre no complexo industrial de Pacheco, onde a caminhonete já é montada.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Os novos motores produzidos são o turbodiesel 2.0 Panther de quatro cilindros e o 3.0 V6 Lion. O motor 2.0 Panther, anteriormente importado da Índia, gera 170 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 41,30 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm. O motor 3.0 V6 Lion, antes importado da Inglaterra, oferece 250 cv de potência a 3.250 rpm e 61,7 kgfm de torque a 1.750 rpm.
De acordo com a Ford, a produção desses motores segue o conceito de manufatura 4.0, já implementado em outras áreas da fábrica. Os padrões de qualidade atingidos são referência para outras unidades da marca globalmente. Kleber Fernandes, diretor de qualidade, afirma: “Além de robôs em operações críticas, usamos sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para garantir altíssima precisão, capazes de detectar variações de 0,004% no processo”.
O complexo de Pacheco tem capacidade instalada para produzir 82.000 motores por ano, operando em dois turnos de produção. O sistema inteligente de gestão da qualidade utiliza mais de 2.000 sensores e 50 câmeras para monitorar os motores e componentes. Com a nacionalização dos motores, a picape Ranger passa a ter 50% de seu conteúdo produzido regionalmente.
Os investimentos de US$ 660 milhões, realizados desde 2020, permitiram uma ampliação de 70% na capacidade instalada da fábrica, que agora pode produzir até 110.000 veículos por ano. As melhorias também incluíram a instalação de uma linha de prensas de alta velocidade, com capacidade de até 2.500 toneladas, e a introdução de 318 novos robôs inteligentes na área de carroceria, com soldas automáticas.