A BMW revelou a quarta geração do X3, designada G45, que marca os 20 anos desde o lançamento do primeiro modelo. Esse novo SUV, um dos mais populares do segmento D, chega mais espaçoso, tecnológico e com motores a diesel, incluindo os de seis cilindros em linha a partir de meados de 2025. Contudo, não há mais uma versão 100% elétrica, que retornará com a nova plataforma Neue Klasse da empresa nos próximos anos.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O novo X3 cresceu ligeiramente em tamanho. Em comparação com o modelo anterior, ele é 3,4 cm mais longo, totalizando 4,76 m, e 2,9 cm mais largo, medindo 1,92 m. O volume de carga também aumentou em 20 litros, chegando a 570 litros para as versões micro-híbridas e 460 litros para as híbridas plug-in, anteriormente 550 litros e 440 litros, respectivamente. A única medida que diminuiu foi a altura, agora 1,66 m (- 2,5 cm).
A parte dianteira do novo X3 apresenta um estilo totalmente novo, diferente de qualquer outro modelo atual da fabricante bávara. Os novos faróis totalmente em LED fazem sua estreia, com opções adaptativas e interior dos faróis polidos, em todos os casos com uma assinatura de luz em forma de L duplo. A nova grade dianteira é de tamanho generoso e pode ser iluminada opcionalmente, incorporando faixas oblíquas inéditas.
De perfil, percebe-se o esforço dos projetistas em aumentar o espaço traseiro, para mais conforto aos ocupantes. A traseira passou por maiores mudanças, com um perfil de porta-malas menos inclinado e um spoiler de tamanho considerável na parte superior.
O novo X3 também conta com o pacote esportivo MSport, que inclui rodas de 19″ e para-choques e saias específicas. A versão MSport Pro acrescenta iluminação ambiente e sistema de freios esportivos M com pinças pintadas de vermelho.
No interior, a cabine do novo X3 se assemelha ao do novo Série 5. A “tela curva” é a estrela do painel de instrumentos, mantendo um seletor giratório central para controle das funções principais. O sistema operacional é a versão mais recente do BMW iDrive, permitindo acesso direto às principais funções sem passar por submenus.
Os serviços BMW Digital Premium estão disponíveis como opção, oferecendo aplicativos específicos mediante assinatura. Além do streaming de música, há serviços de streaming de vídeo e integração com Apple CarPlay e Android Auto (este último de série).
A linha de motores do novo X3 cobre uma ampla gama de variantes. O modelo básico, X3 20 xDrive, possui um motor 2.0 a gasolina micro-híbrido de 48 volts e 208 cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. Em seguida, o X3 20d a diesel xDrive com 197 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. O motor diesel de seis cilindros será adicionado à linha em meados de 2025.
A única variante híbrida plug-in disponível por enquanto é o X3 30e xDrive, com motor a gasolina 2.0 turbo de quatro cilindros combinado com um motor elétrico na transmissão automática ZF Steptronic de 8 marchas, totalizando 299 cv e autonomia de 90 km em modo elétrico (WLTP).
No topo da gama está o X3 M50 xDrive, com um motor 3.0 a gasolina de seis cilindros, sistema micro-híbrido de 48 volts e 398 cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.
O novo BMW X3 chega ao mercado em novembro de 2024. Na Alemanha, a versão 20 xDrive terá preço inicial de 57.900 euros (R$ 339.978), apenas 2.000 euros (R$ 11.743) a mais que o modelo atual. A BMW ainda não comentou sobre a chegada do modelo ao Brasil.