A Ford anunciou uma significativa reviravolta em seus planos de eletrificação na Europa, optando por incluir mais veículos híbridos em sua linha futura, em vez de se comprometer inteiramente com a eletrificação até 2030. Essa mudança ocorre um dia após a empresa divulgar que investirá bilhões em uma fábrica nos Estados Unidos para produzir caminhões movidos a gasolina, originalmente planejada para a produção de veículos elétricos.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Em 2021, a Ford havia prometido que toda sua linha de veículos na Europa seria totalmente elétrica até 2030. No entanto, essa meta foi revisada. Marin Gjaja, diretor de operações da divisão Model E da Ford, afirmou ao site Autocar que os planos iniciais eram “ambiciosos demais”. Ele mencionou que a adoção de veículos elétricos tem sido mais lenta na Europa do que nos Estados Unidos, além dos altos custos das baterias e a redução dos incentivos governamentais, como razões principais para a revisão dos planos.
“Não acreditamos que a adoção de um sistema totalmente elétrico até 2030 seja uma boa opção para nossa empresa ou, principalmente, para nossos clientes”, declarou Gjaja.
A decisão da Ford segue uma tendência observada em outras grandes fabricantes, como Volkswagen, Kia, Genesis e General Motors, que também estão optando por lançar mais modelos híbridos e híbridos plug-in. A desaceleração da demanda por veículos elétricos e o desejo de facilitar o cumprimento das futuras regulamentações de emissões são alguns dos motivos citados por essas empresas.
A União Europeia tem uma nova lei que proíbe a venda de veículos novos que emitam gases poluentes a partir de 2035, essencialmente restringindo o mercado aos carros elétricos. No entanto, há um movimento político dentro do Parlamento Europeu que busca permitir o uso de combustíveis alternativos com emissões zero, como biometano, hidrogênio, amônia, biocombustíveis e combustíveis sintéticos, após 2035.
Atualmente, a Ford vende apenas dois veículos elétricos na Europa: o Explorer EV e o Mustang Mach-E. Em breve, o novo Ford Capri se juntará a eles, e versões movidas a bateria do SUV compacto Puma e da van Tourneo Courier estão em desenvolvimento. Em meados de 2025, o Focus hatchback será aposentado, restando apenas o Tourneo, o Mustang, o Puma e o Kuga como os únicos modelos da Ford com motores a combustão à venda na Europa.
Gjaja revelou que uma nova plataforma “multi-energia” está sendo desenvolvida para os carros europeus, indicando uma configuração híbrida que pode ser lançada na próxima geração do Kuga, prevista para 2027, embora essa informação ainda não esteja confirmada.