Depois de um ano de atuação no Brasil, a montadora chinesa Seres anuncia uma revisão significativa em sua estrutura operacional e estratégia comercial no país. Em comunicado oficial, a Seres revelou que abandonará o plano inicial de vendas realizadas predominantemente pela internet, direcionando agora seus esforços para um modelo tradicional de rede de concessionárias.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!De acordo com a empresa, já há uma lista com diversas opções para a abertura de novas revendas, e aproximadamente 15 grupos já manifestaram interesse em representar a marca. Em virtude dessa transição no modelo de negócios, houve atrasos na chegada de novas unidades ao Brasil. Apesar disso, a Seres assegura que as operações continuam ativas, com test-drives e pedidos disponíveis para os clientes. A reestruturação deve ser concluída em cerca de 90 dias.
José Augusto Brandimarti, chefe de operações da Seres no Brasil, explicou que a falta de agenda nos laboratórios brasileiros credenciados para homologação também contribuiu para os atrasos na chegada de novos modelos. “Uma das possibilidades para apressar esse processo é realizar os testes de laboratório requeridos na China, com a presença de técnicos brasileiros”, detalhou Brandimarti.
A Seres reafirma seu compromisso em estabelecer e expandir suas operações no Brasil, trazendo novidades e aumentando sua presença por meio da abertura de novas concessionárias e da possível instalação de uma unidade de produção local.
Atualmente, os principais produtos da Seres no mercado brasileiro são os modelos elétricos Seres 3 e Seres 5. Com a reestruturação, a empresa planeja focar no lançamento do E5, um híbrido plug-in de 7 lugares que já está em fase de testes no Brasil. Um lote com cerca de 24 unidades está previsto para chegar até agosto.
O modelo E5 possui um conjunto mecânico formado por um motor elétrico alimentado por uma bateria de 19,27 kW, associado a um motor convencional de 1.5 litros. A potência total é de 176 cv, com uma autonomia de até 1.150 km segundo o padrão WLTC. No modo elétrico, o E5 pode rodar 94 km, atendendo às necessidades diárias de deslocamento urbano da maioria dos usuários.