A Audi amplia sua linha de veículos elétricos com o lançamento do novo A6 Sportback E-Tron e sua variante Avant, destinada ao mercado europeu. Utilizando a plataforma PPE, a mesma que sustenta os modelos Q6 E-Tron e o novo Porsche Macan, o A6 E-Tron marca um passo importante na diversificação do portfólio de veículos elétricos da marca alemã.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O design do A6 E-Tron segue a tendência dos faróis divididos, com luzes principais posicionadas abaixo de uma faixa separada de luzes diurnas e indicadores de direção. A versão europeia do veículo contará com LEDs de matriz adaptativa e assinaturas de luz configuráveis, recursos que não estarão disponíveis nos Estados Unidos devido a regulamentações. Da mesma forma, enquanto a versão europeia terá câmeras laterais aerodinâmicas, a versão norte-americana manterá os espelhos tradicionais.
O A6 E-Tron se destaca por seu perfil elegante, com maçanetas embutidas que contribuem para uma aparência mais limpa e moderna. O modelo Sportback, tecnicamente um hatchback/liftback, oferece uma tampa traseira mais prática. Comparações com o novo A5 Sportback são inevitáveis, embora o A5 possua um design frontal mais harmonioso.
A Audi afirma que o A6 Sportback E-Tron é o carro de estrada mais aerodinâmico da marca, com um coeficiente de arrasto de apenas 0,21. No entanto, essa marca é alcançada com um design específico de rodas e câmeras laterais otimizadas para o mercado europeu. O A6 E-Tron Avant, embora menos aerodinâmico, ainda apresenta um respeitável coeficiente de arrasto de 0,24.
No interior, o A6 E-Tron oferece uma tela adicional de 10,9″ para o passageiro, complementando a tela central de 14,5″ e o cluster de instrumentos digitais de 11,9 polegadas.
Nos Estados Unidos, o A6 Sportback E-Tron estará disponível em três versões: tração traseira, Quattro e a potente S6. O modelo básico oferece 362 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 5,2 segundos e uma velocidade máxima de 220 km/h. A versão intermediária adiciona um motor elétrico no eixo dianteiro, elevando a potência combinada para 422 cv e reduzindo o tempo de aceleração para 4,3 segundos.
A versão topo de linha, S6 Sportback E-Tron, terá 496 cv e, com o controle de lançamento, a potência total temporariamente aumenta para 543 cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 245 km/h.
Todas as versões compartilham uma bateria de íon de lítio com capacidade utilizável de 94,4 kWh, suportando carregamento DC de até 270 kW. Isso permite que a bateria seja carregada de 10 a 80 por cento em apenas 21 minutos.
As especificações técnicas completas do A6 Sportback E-Tron para os Estados Unidos serão divulgadas mais perto do lançamento no mercado. Na Europa, a versão de tração traseira pode percorrer mais de 750 km com uma única carga, enquanto a versão Avant alcança mais de 720 km. As versões S, mais potentes, têm alcance reduzido, com 670 km para o Sportback e 640 km para o Avant.
O A6 E-Tron marca o início do fim para o A6 movido a gasolina. A Audi planeja transicionar o próximo modelo com motor a combustão para o nome A7, seguindo uma estratégia de nomenclatura onde os veículos elétricos recebem números pares e os de combustão, ímpares. Essa nova estratégia já está em vigor para o A5 Sportback/A5 Avant, e futuros modelos elétricos, como o próximo A8, seguirão essa tendência.
Os preços para o A6 E-Tron nos EUA serão anunciados em breve. Na Alemanha, o modelo básico Sportback começa em €75.600 (cerca de R$ 464 mil), enquanto o S6 E-Tron Avant custa €101.150 (aproximadamente R$ 616 mil em conversão direta). Na Europa, as encomendas abrem em setembro, com novas versões de tração traseira e tração nas quatro rodas a serem lançadas posteriormente.