A Citroën confirmou mudanças importantes para a linha 2025 do hatch C3. As versões equipadas com motor 1.6 e câmbio automático, que até então eram as mais acessíveis no mercado brasileiro, foram descontinuadas. Essa decisão reflete uma estratégia da montadora francesa em alinhar sua gama de produtos às novas normas de emissões que entrarão em vigor no Brasil a partir do próximo ano, além de focar em motores mais modernos e eficientes.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Com a saída do motor 1.6 aspirado, o Citroën C3 fica temporariamente disponível apenas com o propulsor 1.0 aspirado. No entanto, a marca promete que isso é apenas uma transição até o aguardado lançamento do C3 equipado com motor 1.0 turbo e câmbio CVT, uma combinação que promete entregar mais desempenho e economia de combustível.
O novo conjunto mecânico, conhecido como T200, deve estrear nas próximas semanas e será uma das principais apostas da Citroën para manter a competitividade no segmento de compactos. Além do motor mais potente, as versões mais equipadas do C3 deverão ganhar ar-condicionado automático, item cada vez mais valorizado pelos consumidores brasileiros. A linha 2025 também marca a chegada da chave canivete, um detalhe simples, mas que era solicitado há algum tempo pelos proprietários do modelo.
As mudanças não se limitam ao C3. A Citroën também se prepara para lançar o SUV-cupê Basalt em 2024, que compartilhará o motor 1.0 turbo com o C3, e poderá ocupar o lugar do C4 Cactus como o produto topo de linha da marca no Brasil. O Basalt faz parte do projeto global C-Cubed, que inclui ainda o C3 e o C3 Aircross, e é destinado tanto a mercados emergentes quanto a países europeus, onde esses modelos recebem um acabamento mais refinado.