A Lamborghini acaba de revelar seu mais novo superesportivo, o Lamborghini Temerario, que chega para substituir o icônico Huracán. Com o fim do Huracán, a Lamborghini se despede do motor V10 naturalmente aspirado, mas promete uma experiência ainda mais emocionante com o lançamento do Temerario, que combina alta performance com tecnologia híbrida.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Descrito pela marca italiana como um High-Performance Electrified Vehicle (HPEV), o Lamborghini Temerario é equipado com um motor V8 biturbo de 4,0 litros e três motores elétricos, resultando em uma potência total impressionante de 920 cavalos. Esse conjunto motriz permite que o superesportivo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 340 km/h.
O motor V8, desenvolvido inteiramente do zero, possui uma configuração “Hot V” de 90 graus e um virabrequim plano, operando com dois turbos que alcançam uma pressão máxima de 36 psi. Para otimizar a leveza, o motor conta com cabeças de cilindro de liga de alumínio e bielas de titânio. Além disso, componentes como os seguidores de dedo revestidos com Carbono Semelhante a Diamante (DLC) garantem que o motor possa alcançar até 10.000 rpm.
Os três motores elétricos, resfriados a óleo, complementam o desempenho do V-8. Um dos motores elétricos está localizado entre o motor a combustão e a caixa de câmbio de dupla embreagem de oito marchas, montada transversalmente. Esse motor sozinho gera até 150 cv e 300 Nm de torque. Os outros dois motores estão situados no eixo dianteiro, oferecendo 82 cv cada, e fornecendo tração integral ao veículo. Para os entusiastas, a Lamborghini incluiu um modo “Drift”, que distribui o torque nas rodas traseiras em diferentes níveis de potência, e uma função de controle de largada.
A bateria do Temerario tem uma capacidade de 3,8 kWh, podendo ser recarregada em 30 minutos quando conectada a uma tomada AC tradicional de até 7 kW de potência. Alternativamente, a recarga pode ocorrer via frenagem regenerativa ou diretamente pelo motor V-8, em apenas 6 minutos. Embora seja possível conduzir o veículo usando apenas os motores elétricos frontais, a Lamborghini ainda não divulgou a autonomia elétrica do modelo.
Esteticamente, o Lamborghini Temerario apresenta uma fusão do design do Revuelto com elementos do Huracán. Com faróis ultrafinos e luzes diurnas de LED em formato hexagonal, o superesportivo exibe uma frente agressiva e moderna. As rodas de 20 e 21 polegadas, disponíveis em versões forjadas ou de fibra de carbono, completam o visual imponente do veículo.
Na lateral, destaca-se uma grande entrada de ar aerodinâmica posicionada à frente das rodas traseiras, que contribui para um aumento de 103% na downforce em comparação com o Huracán Evo. A versão Alleggerita do Temerario, que inclui um pacote de redução de peso, apresenta uma asa traseira maior, elementos exclusivos nos para-choques e rodas de fibra de carbono. Com isso, o downforce é aumentado em 158% em relação ao Huracán Evo, e o peso do veículo é reduzido em 25 kg.
O interior do Temerario segue o estilo cockpit, repleto de detalhes hexagonais. O espaço interno também foi aprimorado, com aumento de 3,3 cm na altura para a cabeça e 4,5 cm no espaço para as pernas em comparação com o Huracán. Até mesmo os motoristas mais altos, com 2 metros ou mais, poderão conduzir o veículo com conforto, afirma a Lamborghini.
O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, combinado com uma tela sensível ao toque de 8,4 polegadas no centro do painel e uma tela adicional de 9,1 polegadas para o passageiro, completa o pacote tecnológico do interior.
Ainda não há informações sobre o preço do Lamborghini Temerario, mas considerando que o Huracán Evo partia de aproximadamente US$ 300.000 nos Estados Unidos, é esperado que o novo modelo tenha um valor entre US$ 400.000 e US$ 500.000. O Lamborghini Temerario deverá estar disponível no mercado no final deste ano ou no início de 2025.