A Honda anunciou mudanças significativas para a linha 2025 da Biz, que há anos vinha sofrendo apenas atualizações de cores e pequenas alterações. A mais notável dessas mudanças é a descontinuação da versão 110i, com a motoneta passando a ser oferecida exclusivamente na configuração 125, dividida em duas versões: a ES e a EX.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!A nova Biz 125 ES, modelo de entrada, será comercializada por R$ 12.000, sendo movida exclusivamente a gasolina e equipada com freio dianteiro a tambor. Já a versão EX, que custa R$ 14.970, é flex e possui freio dianteiro a disco. Ambas as versões estarão disponíveis nas concessionárias a partir de setembro de 2024, com 3 anos de garantia de fábrica. As cores disponíveis variam entre as versões: a Biz ES pode ser encontrada em branco, preto ou vermelho, enquanto a EX oferece opções de azul metálica, branco perolizado ou vermelho.
Embora visualmente as alterações possam parecer discretas, a Biz 2025 recebeu importantes atualizações. Todos os modelos agora contam com painel de instrumentos digital, que inclui relógio, marcador de combustível, indicador de consumo instantâneo e indicador de marcha. A versão EX ainda oferece uma luz de advertência que alerta quando a temperatura está muito baixa para partidas a frio com etanol, sugerindo o uso de gasolina.
O motor também é novo, baseado no utilizado na Pop 110i ES 2025, mas com algumas diferenças, como maior diâmetro e curso. Com 123,9 cm³, o propulsor entrega 9,53 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 1,03 kgfm a 6.000 rpm, com melhorias significativas na redução de emissões. O câmbio continua sendo de 4 marchas com embreagem automática, e a velocidade máxima declarada é de 95,8 km/h para a ES e 97,3 km/h para a EX. O consumo médio é de 62,8 km/l, proporcionando uma autonomia teórica de até 314 km.
Devido ao novo motor, o chassi da Biz também foi redesenhado, com a seção central agora utilizando tubos de seção quadrada, o que aumenta a resistência. Além disso, a usabilidade da motoneta foi aprimorada, destacando-se a ausência do pedal de freio traseiro. Agora, todas as operações de frenagem são realizadas por manetes no guidão, com o direito acionando o freio dianteiro e o esquerdo o traseiro. Segundo a Honda, essa mudança atende a uma demanda do público, especialmente por facilitar o uso com calçados de salto.
A posição da chave de ignição também foi revisada, incluindo a abertura do assento, que agora pode ser realizada com apenas uma mão. Essas mudanças refletem a busca da Honda por manter a Biz atualizada e competitiva no mercado, atendendo às necessidades e preferências dos consumidores.