A Volkswagen acaba de apresentar na Europa o novo Tayron, modelo que chega para substituir o Tiguan Allspace e posicionar-se entre o Tiguan tradicional e o Touareg. Com foco em oferecer amplo espaço interno e três fileiras de assentos, o Tayron surge como uma forte opção no crescente mercado de SUVs médios, com a expectativa de também ser lançado nas Américas, incluindo o Brasil, em um futuro próximo.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Apesar de compartilhar a plataforma MQB Evo com o Tiguan, o Tayron tem uma identidade própria, marcada por linhas mais curvas e proporções equilibradas. O novo SUV mede 4,77 metros de comprimento, 24 cm a mais que o Tiguan e 13 cm a menos que o Touareg, o que garante uma cabine espaçosa e flexível. A distância entre eixos também foi aumentada em 10 cm, permitindo que o modelo ofereça maior conforto e capacidade para até sete ocupantes.
Design Moderno e Tecnológico
O visual do Tayron se destaca pelo seu estilo arrojado. Na dianteira, o logotipo retroiluminado da Volkswagen se conecta aos faróis através de uma faixa de LED, que reforça o caráter moderno do veículo. A tecnologia de iluminação IQ.Light, disponível como opcional, utiliza 19.200 microleds por farol, proporcionando uma iluminação mais eficiente e sofisticada. Na traseira, a faixa de LED e o emblema iluminado também chamam a atenção, criando uma assinatura visual única.
A versão R-Line, mais esportiva, traz para-choques com design agressivo e detalhes em preto, que substituem os acabamentos cromados das versões mais convencionais, como a Life e a Elegance.
Espaço e Conforto Interno
O Tayron oferece duas configurações de assentos: com cinco ou sete lugares. Na opção de sete lugares, os dois assentos extras podem ser recolhidos no porta-malas, oferecendo flexibilidade para diferentes necessidades de transporte. Mesmo com a terceira fileira em uso, o espaço é adequado para adultos, embora a ausência de saídas de ar na parte traseira seja uma pequena desvantagem.
Com cinco lugares, a capacidade do porta-malas é de impressionantes 885 litros, que cai para 345 litros com a terceira fileira em uso. A capacidade máxima de carga pode chegar a 2.090 litros com os bancos rebatidos. Na versão híbrida plug-in, que não permite a configuração de sete assentos, o espaço é um pouco mais limitado, com 705 litros no porta-malas.
Os passageiros da segunda fileira são privilegiados com muito espaço, ar-condicionado dedicado, portas USB-C, suporte para tablets e cortinas solares integradas nas portas, reforçando o conforto para viagens longas.
Tecnologias e Motorização
O Tayron oferece uma ampla gama de opções tecnológicas, incluindo uma central multimídia de 12,9″ ou 15″ e um painel de instrumentos digital de 10,25″, protegido por um filme antirreflexo. No console central, há dois carregadores por indução e mais portas USB-C, reforçando o foco em conectividade.
Quanto à motorização, o novo SUV chega com opções híbridas e motores a combustão. O motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv vem com assistência elétrica de 48V, enquanto o 2.0 turbodiesel está disponível em versões de 150 e 193 cv, com tração integral 4Motion. Para os que buscam mais eficiência, as variantes híbridas plug-in oferecem potências de 204 e 272 cv, com autonomia elétrica de até 100 km, graças à bateria de 19,7 kWh.
Lançamento e Preços
O Volkswagen Tayron estará disponível nas concessionárias europeias a partir de março de 2025. Serão oferecidas três versões de acabamento: Life, Elegance e R-Line, com preços estimados a partir de 45.000 euros (cerca de R$ 273 mil). A lista de preços e mais detalhes sobre configurações e pacotes de equipamentos serão divulgados oficialmente no final de 2024.