As baterias dos automóveis são mantidas carregadas com o uso normal do carro através da energia extra fornecida pelo motor, e a maioria das baterias pode durar cinco anos sem recarga ou substituição. No entanto, mesmo as melhores baterias podem ficar sem energia.
Tentou dar a partida no carro e ele não liga. A primeira reação é quase desespero, especialmente se você acha que vai se atrasar para um compromisso. Mas antes de entrar em pânico, avalie a situação.
Mesmo às vezes, pode ser possível carregar a bateria do carro e resolver o problema. Mas antes de agir nessas emergências, é necessário tomar alguns cuidados. A primeira é avaliar se a melhor opção é carregar ou trocar a bateria. Afinal, a bateria tem uma vida útil que pode ter chegado ao fim. Seu mecânico é a melhor pessoa para ajudar nesse momento.
Como funciona a bateria de um carro?
Esse componente tem a função de armazenar energia e normalmente é carregado através do alternador do carro. A energia é armazenada quimicamente: por dentro, a bateria possui placas de chumbo e placas de óxido de chumbo, que são imersas em ácido sulfúrico.
Quando necessário, a energia química armazenada é convertida em energia elétrica. Portanto, ela é usada para dar partida no veículo e fornecer energia ao sistema elétrico do veículo. Quando o carro está desligado, ela é responsável por iluminar e manter os sistemas eletrônicos e elétricos em modo de espera.
Quais os cuidados a serem tomados?
Embora possa ser carregada, é possível que a bateria do carro esteja completamente descarregada e não aceita mais carga. Isso significa que a bateria atingiu o fim da sua vida útil. Para estender a vida útil da bateria, é importante tomar alguns cuidados.
A bateria é fundamental para dar partida no carro, pois o motor de partida exige muito desse componente. Portanto, ao dar a partida, é necessário primeiro desligar as luzes, o ar condicionado, o som e qualquer outro equipamento elétrico. Sobrecarregar a bateria durante a inicialização reduzirá sua vida útil. Ao fechar o carro, você deve manter os mesmos cuidados.
Além disso, evite usar sons ou outros dispositivos que consumam energia quando o motor estiver desligado. Ao sair do carro, lembre-se de remover a tampa frontal do aparelho de som (caso não sejam os acessórios originais de fábrica), para não consumir a bateria no estado de espera.
Como é realizada a manutenção da bateria?
Além das precauções citadas, as baterias dos automóveis também requerem manutenção. Em primeiro lugar, verifique o zinabre do terminal, um pó azul esverdeado que se forma nos polos da bateria com o tempo e precisa ser retirado porque causa mau contato e dificulta a partida do carro. Além disso, o veículo deve ser enviado à concessionária regularmente para que um técnico profissional possa verificar a tensão da bateria e avaliar se está funcionando bem. Quando o carro está desligado, a tensão mínima deve ser de 12 volts. Se a tensão for inferior a 12 volts, a bateria está em más condições.
Quando é o momento certo para substituir a bateria?
A vida útil da bateria é de 2 a 3 anos. Dependendo da qualidade da marca, a duração pode chegar a 4 anos. Também depende de como você mantém o componente. A bateria deve ser substituída antes do final de sua vida útil para evitar que o carro te deixe na mão. Outra situação em que você deve substituir este componente é quando você encontra dificuldade para dar partida no veículo. Isso também indica que, quando você descobrir que a bateria aquece acima dos níveis normais, é hora de substituí-la. Conforme mostrado na figura, a bateria do carro é um componente que necessita de manutenção para garantir o funcionamento normal do sistema elétrico. Portanto, é importante visitar um técnico em eletricidade a cada seis meses ou a cada ano para que ele possa verificar o estado da bateria e determinar o problema. Dessa forma, você pode evitar ser pego de surpresa.
Carregar em casa
Se você está na garagem de casa, desde que tenha um carregador de bateria, essa situação pode ser mais fácil de resolver. Existem muitos modelos em lojas profissionais e o processo de uso não é complicado. Antes de começar, desconecte o cabo da bateria e verifique o nível do fluido. Em seguida, retire o cabo vermelho (a cor é padronizada) do carregador e conecte-o ao terminal positivo.
O cabo preto deve ser conectado ao terminal negativo. Conecte o carregador na tomada somente depois de conectar os cabos à bateria. O processo leva várias horas e você precisa verificar seu nível durante o processo de carregamento. Quando o amperímetro se estabilizar entre 1A e 2A em uma hora, o carregador pode ser desconectado. Após reconectar os cabos da bateria basta ligar o carro normalmente.
Carregar na rua
- É necessário um carro com a bateria carregada e um cabo de transferência de carga
Os carros devem estar parados frente a frente, totalmente desligados, mas não podem encostar um no outro
- Coloque as pinças do cabo na bateria carregada até a descarregada
Verifique quais são os polos negativos e positivo de cada uma das baterias.
– Sinal “+” ou cor vermelha indicam que se trata do polo positivo.
– Sinal “-“ ou cor preta indicam que se trata do polo negativo.
Ligue cada uma das pontas do cabo vermelho aos polos positivos (+) da bateria descarregada e carregada, por esta ordem. Coloque uma das pontas do cabo preto no polo negativo (-) do carro auxiliar, que tem a bateria carregada. A outra ponta do cabo preto deve ser colocada numa superfície metálica limpa, sem corrosão do veículo com a bateria descarregada. Mas, acima de tudo, evite o contacto com o outro polo negativo, para que não haja ocorrência de faíscas ou explosões.
- Ligue no carro que tem a bateria carregada
De a partida e durante cerca de 5 minutos vá acelerando, para que a bateria descarregada comece a receber energia.
- Ligue o carro que tem a bateria descarregada
Remova os cabos na ordem inversa mencionada no início, ou seja, primeiro tire os cabos dos polos da bateria do veículo auxiliar e, em seguida os da bateria descarregada.
Após o procedimento dirija o carro que estava com a bateria descarregada por algum tempo. Depois, desligue o carro e tente liga-lo novamente. Se o carro der partida, isso indica que a bateria voltou ao carregamento normal. Se o carro não der partida, repita o processo. Se a segunda tentativa não funcionar pode ser que a bateria esteja realmente sem condições de uso, portanto, deve ser substituída.
A Karvi te dá uma dica: Use aplicativos para lembrar a manutenção preventiva
Antes de precisar carregar a bateria do carro, você pode contar com a tecnologia para ajudá-lo a se lembrar de realizar a manutenção preventiva em seu veículo. Alguns aplicativos para smartphone podem ser muito úteis para evitar essa situação. Por meio dessas dicas, você consegue carregar a bateria do carro em caso de emergência. Mas o ideal é sempre buscar a ajuda de um mecânico ou oficina de confiança, que saberá avaliar melhor a causa da falha das peças.