Mesmo com os efeitos negativos e atrasos provocados pandemia na indústria, o Brasil receberá vários lançamentos de carro em 2021 e 2022, sendo que muitos são inéditos no mercado nacional. Confira os próximos lançamentos que estão para chegar o com quais modelos cada um concorrerá.
Toyota Corolla Cross
Um dos lançamentos mais aguardados da Toyota para 2021 foi o Toyota Corolla Cross. Na linha de SUVs a Toyota tinha somente dois modelos bem caros, caso do RAV-4 e do S4W. Com a chegada do Corolla Cross a marca passa a concorrer em um segmento de volume bem maior, com preços entre a faixa de R$ 150mil e R$ 200mil.
O Corolla Cross tem duas opções de motorização, exatamente as mesmas utilizadas no Corolla Sedan. As duas versões iniciais usar o motor 2.0 aspirado com potência máxima de 177 cavalos, torque de 21,4 kgfm e câmbio CVT. As versões topo utilizam o conjunto híbrido, combinando um motor 1.8 flex ao sistema elétrico de propulsão, com potência máxima de 101 cv e torque máximo de 14,5 kgfm. O destaque das versões híbridas é o consumo de até 17 km/l na cidade com gasolina.
O modelo é feito na fábrica de Sorocaba sobre a plataforma TNGA, a mesma utilizada no Corolla atual. O modelo concorre no segmento de SUVs compactos-médios e terá como principais concorrentes o Jeep Compass e o Volkswagen Taos.
Fiat Toro 2022
A Fiat Toro recebe sua primeira atualização de design desde o lançamento. Mas a principal novidade é a adoção do novo motor 1.3 turbo flex para para substituir o 1.8 aspirado. Esse motor batizado de T270 gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque. A motorização 2.0 diesel continua com os mesmos números de potência e torque.
No design recebe algumas pequenas alterações na dianteira e ganha novos equipamentos de assistência à condução, como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa. O interior também passou por modificações e agora oferece uma nova central multimídia vertical de 10 polegadas.
O modelo é fabricado em Goiana, Pernambuco, junto com os modelos da Jeep, o Renegade e o Compass.
Jeep Compass 2022
Assim como na Fiat Toro, o Jeep Compass também recebe o novo motor 1.3 turbo flex como uma das principais novidades do modelo. As versões flex do Compass 2021 usam o motor 2.0 flex que tem desempenho modesto e elevado consumo de combustível. Com o novo motor 1.3 turbo, batizado de T270, o desempenho e a economia de combustível melhoram muito.
Esse motor tem 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque. O câmbio automático da versão flex continua sendo o mesmo automático de seis marchas. Nas versões a diesel não há alteração nos números de desempenho do motor, nem no câmbio.
O modelo recebe atualizações sutis no design dianteiro e leves mudanças nas lanternas traseiras. Por dentro a mudança é mais profunda, com novo painel, novos porta-objetos, novo volante e nova central multimídia com tela de 10,1 polegadas e novos recursos conectados. Os faróis dianteiros também passam a ser full led em todas as versões.
O modelo é fabricado no Brasil, em Pernambuco, e tem preços que começam na faixa dos R$ 140 mil.
Volkswagen Taos
O Taos é a aposta da Volkswagen para concorrer com o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross no segmento de SUVs compactos-médios. Com a chegada do Taos a Volkswagen descontinuou as versões de entrada do Tiguan Allspace que utilizavam o motor 1.4 TSI, para não haver concorrência interna entre os modelos. Outro modelo a Volkswagen também deixou de comercializar no Brasil por conta do Taos foi o Jetta também nas versões equipadas com motor 1.4 TSI.
A princípio o Taos terá somente o motor 1.4 TSI de 150 cavalos de potência máxima e torque máximo de 250 Nm, câmbio automático de seis marchas e somente duas versões: Comfortline e Highline. Estão presentes os assistentes semiautônomos de condução e a nova identidade luminosa da marca, com uma barra de LED que liga os faróis dianteiros do carro.
O modelo tem um bom espaço interno com uma distância entre-eixos de 2.680mm e porta-malas de 498 litros. O modelo é fabricado na Argentina e a expectativa é que o modelo chegue em junho de 2021 com preços entre R$ 150mil e R$ 180mil
Honda City Sedan e Hatch
A terceira geração do sedã do sedan compacto Honda já foi lançada na Tailândia e deve ser produzida no Brasil. Rumores também indicam que o Civic deve deixar de ser produzido no Brasil e a nova geração possivelmente virá somente importada. Com isso o Novo City será uma modelo bem mais sofisticado e tecnológico que o atual, ocupando a faixa de preço das versões iniciais do Civic. Em relação às medidas o modelo cresceu 11 cm no comprimento (4,55 metros) e 5,3 cm na largura (1,75 m).
O Honda City Hatch também deve chegar ao Brasil logo após o sedan. Ambos os modelos terão o novo motor 1.0 turbo flex de três cilindros associados a um câmbio CVT. Nos mercados onde o modelo já foi lançado, esse motor tem 122 cavalos de potência e 17,6 kgfm de torque. Para o Brasil é possível que o motor tenha números ligeiramente maiores, por conta da calibração para usar etanol. O foco do motor seria o consumo de combustível, segundo a Honda, o consumo do City vendido na Ásia com esse motor é de até 23,8 km/l com gasolina.
A versão sedan concorrerá com modelos como Volkswagen Virtus, Hyundai HB20S, Onix Plus, Toyota Yaris e Fiat Cronos. Já o City Hatch concorrerá com as versões hatch dos respectivos modelos.
Os modelos devem chegar no último trimestre de 2021 com produção em Itirapina, São Paulo. Os preços dos modelos devem começar na casa dos R$ 80 mil.
Renault Duster
Outro modelo que deve ganhar uma atualização no motor. O Duster recebeu recentemente uma atualização de design e atualizações no interior. Era esperado que o motor turbo já tivesse chegado junto com essa mudança, já que o motor 1.6 atual é um ponto de várias críticas por conta do baixo desempenho frente ao tamanho do carro.
A Renault deve estrear no Duster o motor 1.3 turbo, para equipar as versões topo de linha do modelo que no passado já tiveram o motor 2.0 aspirado. Esse motor é fruto de uma parceria entre a Renault com a Mercedes-Benz. Nos carros Mercedes vendidos no Brasil esse motor tem potência na casa de 160 cavalos e torque de 250 Nm. No caso da Renault, os números também devem ficar próximos desse patamar.
Se espera que o Duster com motor turbo chegue ao mercado no segundo semestre de 2021, mantendo a faixa de preço atual do modelo.
Hyundai Creta
O Novo Hyundai Creta ainda nem foi lançado no Brasil, mas já está cercado de polêmicas. Assim como aconteceu com o HB20, a reestilização do modelo será profunda seguindo uma linguagem de design bem diferente do estilo atual. No HB20 a mudança gerou muitas críticas pois não caiu no gosto da maioria dos brasileiros, e com o Creta deve acontecer a mesma coisa.
Em relação à mecânica deve receber o mesmo motor 1.0 turbo de três cilindros que já é utilizado no HB20 com potência máxima de 120 cavalos e torque de 17,5 kgfm. As versões topo de linha devem continuar com o moto 2.0 aspirado de até 166 cavalos.
Em relação aos equipamentos o modelo deve receber assistentes à condução, como sistema de frenagem automática de emergência e assistente de permanência na faixa de rodagem. O modelo será fabricado em Piracicaba – São Paulo e continuará concorrendo com os SUVs compactos do mercado, como Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Nissan Kicks e vários outros.Em breve muitos desses modelos poderão ser encontrados na Karvi para serem comprados de forma segura e com a melhor oferta possível.