A Stellantis se prepara para a chegada dos seus primeiros carros elétricos no Brasil e anuncia parceria com a Estapar e a Enel X para a criação de uma rede de estações de recarga no país. Grupo anuncia também uma parceria com a Foxconn, para formar a Mobile Drive, joint-venture que visa desenvolver experiências de usuário inovadoras e fornecerá tecnologias automotivas conectadas.
Criação da Mobile Drive
Empresas anunciaram dia 18/05/2021 a assinatura de um memorando de acordo prévio não-vinculativo para formar a Mobile Drive, uma joint venture com direitos de votação 50/50 com objetivo de acelerar o desenvolvimento de experiências inovadoras no veículo para o usuário por meio de produtos eletrônicos, interfaces HMI e serviços avançados para superar as expectativas dos clientes.
A Mobile Drive combinará a experiência de design e engenharia dos veículos globais da Stellantis com o desenvolvimento global da Foxconn nos domínios de software e hardware de rápida mudança dos smartphones e eletrônicos de consumo. A combinação posicionará a Mobile Drive na vanguarda dos esforços globais para fornecer recursos de informações e entretenimento, perfeitamente conectados dentro e fora dos veículos nos quais estão instalados.
“Hoje, há algo que importa tanto quanto um lindo design ou tecnologia inovadora, que é a forma que os recursos dentro dos veículos melhora as vidas dos clientes”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “O software é um movimento estratégico para o nosso setor e a Stellantis pretende liderar com a Mobile Drive, uma empresa que permitirá o rápido desenvolvimento de recursos e serviços de conectividade que marcam a próxima grande evolução do nosso setor, assim como a tecnologia de eletrificação já fez”, destaca Tavares.
A Mobile Drive focará no desenvolvimento de plataformas de infoentretenimento, telemática e serviços em nuvem com inovações de software esperados para incluir aplicativos baseados em inteligência artificial, comunicação 5G, serviços aéreos atualizados, oportunidades de comércio eletrônico e integrações de cockpit inteligente.
Todo o desenvolvimento da Mobile Drive será de propriedade conjunta da Stellantis e Foxconn. A joint venture baseada na Holanda operará como um fornecedor automotivo, licitando competitivamente para fornecer soluções de software e hardware para a Stellantis e outras montadoras interessadas.
A Foxconn e Stellantis já fizeram parceria no desenvolvimento do conceito de design do Airflow Vision, exibido na CES, evento de tecnologia mais influente do mundo. O conceito demonstrou o pensamento de ambas as empresas em uma próxima geração de transporte premium e experiência do usuário.
Criação de vagas para carro elétricos
O projeto Ecovagas, uma iniciativa idealizada entre a Estapar, a maior rede de estacionamentos do País, e a Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, anuncia a chegada do Grupo Stellantis como o mais novo parceiro da primeira rede de recarga semipública para veículos híbridos e elétricos do País. A empresa disponibilizará os serviços em 200 pontos de recarga aos clientes dos futuros veículos elétricos Stellantis, que começam a chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre do ano, com o Peugeot 208 e-GT e Fiat 500e, além de outros modelos elétricos de marcas da Stellantis.
A Ecovagas é a empresa responsável pela gestão da maior rede semipública integrada em pontos premium de estacionamentos da Estapar nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal. Os equipamentos instalados trazem a tecnologia da Enel X e fornecem um carregamento inteligente, abastecendo 80% da bateria de um veículo elétrico em aproximadamente 3 horas.
Para a Stellantis, ingressar nesse projeto junto à Ecovagas é um passo importante para sua estratégia de eletrificação, preparando-se para a chegada de seus futuros modelos híbridos e elétricos com investimentos focados na ampliação da rede de eletropostos para uso de seus clientes.
Potencial de crescimento
Com o potencial crescimento do ecossistema, a expectativa é de que novos pontos de recarga sejam instalados ainda este ano, cobrindo mais regiões e locais premium de alta demanda, somando-se às 200 Ecovagas iniciais já em instalação neste primeiro semestre. O foco das instalações será nos estacionamentos premium administrados pela Estapar em shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino, além de possíveis novos locais, inclusive fora das operações da Estapar. Na primeira fase, as estações de recargas estão sendo instaladas em 23 cidades em 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).
Os pontos de recarga estão disponíveis para uso de todos os veículos eletrificados com plug padrão americano, tipo 2, amplamente utilizado no mercado brasileiro – algumas montadoras oferecem adaptadores para outros conectores. Aos clientes das empresas conveniadas, a rede Ecovagas oferece o serviço de carregamento dos veículos elétricos sem qualquer custo adicional na tarifa de estacionamento do local.