A fábrica da General Motors (GM) em São Caetano do Sul interrompe completamente suas atividades por seis semanas, informou a empresa. Segundo a marca, os motivos são a falta de peças e também a readequação da linha de montagem para a produção da nova picape Chevrolet Montana.
A paralização está prevista para começar no dia 21 de junho, com o retorno dos trabalhadores no dia 2 de agosto. Porém, a montadora suspenderá a produção primeiramente, com exceção dos setores de carroceria e pintura. A marca informou que a medida é necessária devido aos impactos da pandemia na cadeia de abastecimento e ao objetivo de manutenção dos empregos. A montadora também confirma que a adaptação da fábrica produção de um novo modelo, prevista no plano de investimentos de R$ 10 bilhões.
“O modelo chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet, além disso, vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
O modelo referido pela Chevrolet deve ser a nova Montana, que está neste momento em fase de desenvolvimento e será o próximo integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker. A nova Montana será uma picape maior, com porte para concorrer com a Fiat Toro.
Um dos objetivos da GM com o futuro veículo é o de ampliar a presença da marca Chevrolet no próspero segmento de picapes, contribuindo ainda para o fortalecimento de outros produtos estratégicos para a empresa no mercado, como a S10.
Fábrica será preparada em etapas
Para receber o futuro modelo da Chevrolet, a linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul será preparada em várias etapas, no intuito de minimizar os impactos na produtividade do complexo. A primeira fase está prevista para iniciar logo nas próximas semanas.
Mesmo tendo alcançado elevado nível tecnológico dentro do conceito da indústria 4.0, a fábrica de São Caetano do Sul vai receber ferramentais específicos, que precisarão ser instalados e devidamente implementados para iniciar a montagem do veículo inédito. Está prevista ainda uma completa readequação no fluxo fabril do complexo, além da capacitação dos empregados.
“Adicionar um produto totalmente novo numa linha de montagem ativa é sempre uma jornada complexa, principalmente diante dos desafios tecnológicos que o projeto impõe. Até por isso a preparação da fábrica será executada em diversos estágios, que levarão meses cada um deles”, calcula Luiz Carlos Peres, vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul. Parte da produção do novo modelo será exportada para mercados estratégicos da GM na região.
Reflexos nas concessionárias
A notícia da paralisação de mais uma fábrica irá prejudicar ainda mais as vendas da Chevrolet no Brasil. A marca tem sido atingida de forma muito dura desde o começo do ano por conta dos problemas de produção.
O Onix perdeu a liderança nesse período e o Onix Plus tem caído no ranking por falta de produtos para entregar aos clientes. Em maio, o hatch compacto, que chegou a emplacar mais de 22 mil unidades mensais em 2019, deve suar para atingir 4 mil veículos.
A planta da General Motors em São Caetano do Sul é responsável atualmente pela produção do Chevrolet Tracker, Chevrolet Spin, Chevrolet Joy e Joy Plus. A linha de montagem completou 90 anos em agosto de 2020 e já produziu veículos como o Chevrolet Opala.A fábrica de Gravataí (RS), onde é fabricado o Onix, carro mais vendido do País, segue, porém, parada desde março por falta de componentes. O retorno dos trabalhadores do complexo, que estava previsto para o início de julho, foi adiado para 19 de julho, conforme informa o sindicato local. Em nota, a GM diz que vem trabalhando com fornecedores para retomar a produção em Gravataí “o mais rápido possível”.