A Renault está apostando em uma renovação de modelos ao redor do mundo, sempre com foco em produtos mais rentáveis e com maior valor agregado. Na Turquia, foi apresentado o Taliant, um sedã compacto que pode ter um futuro importante também no mercado brasileiro, apesar de algumas incertezas sobre os produtos da marca por aqui.
O Renault Taliant tende a ser o substituto do nosso Logan. Em 2020, seu nome foi registrado no Brasil e seu design no México, completando as informações de que as novas gerações locais de Logan e Sandero não seriam os mesmos apresentados na Europa. Quando apresentado na Turquia, confirmou-se ao menos o visual e o nome que foram registrados, apesar de ainda não termos informações completas sobre o sedã.
Recentemente, a Renault anunciou o investimento alto no Brasil, com pretensão de lançamento de 5 modelos até o 2º semestre de 2022, além de 2 elétricos. Ainda não se pode garantir a chegada do Taliant já que o CEO da Renault global, Luca De Meo, disse que congelaria os investimentos por aqui para reverter aos novos Duster e Bigster. Apesar da febre dos SUVs, o segmento de sedãs compactos tem ainda uma boa força em nosso mercado, com produtos como o Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e Nissan Versa. Nos resta esperar para ver os próximos meses da montadora francesa.
Construído sobre uma nova plataforma (CMF) da Aliança Renault-Nissan pensada para modelos compactos. Essa é a mesma plataforma do novo Logan e tantos outros modelos do Grupo Renault, como Clio, Captur (o europeu) e Arkana. O Clio, aliás, foi a grande inspiração para o Taliant, como podemos ver no formato de “C” para a iluminação diurna em LED, e na grade curta logo abaixo do logo da marca. O novo Renault Taliant pretende oferecer um maior nível de segurança, mais silêncio a bordo e qualidade ao rodar melhor em relação ao Logan atual.
Em comparação ao Logan que ainda temos aqui (vendido na Turquia como Symbol), o Taliant é 47 mm mais longo, 115 mm mais largo e 28 mm mais baixo, enquanto o entre-eixos cresceu 14 mm. De acordo com a Renault, a nova largura faz com que o espaço interno seja 36 mm maior nos bancos dianteiros e 32 mm maior na fileira de trás.
O Taliant vem de série com freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro, faróis automáticos e vidros elétricos. A versão mais básica usa o aplicativo R and Go, posicionando o smartphone no painel para que funcione como uma central multimídia.
A outra variante chama-se Touch e adiciona ar-condicionado automático, sensor de chuva, apoio de braço central, mesa dobrável para os bancos traseiros, volante em couro, vidros traseiros elétricos e rodas de 16″ (com calota). Esta configuração já adota uma central multimídia de 8″ com Apple CarPlay. Entre os opcionais estão a chave presencial freio de estacionamento eletrônico, sensor de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, rodas de liga leve de 18″ e central multimídia de 8″ com Apple CarPlay sem fio e navegador por GPS.
Será vendido com o motor 1.0 SCe aspirado de 65 cv para a versão Joy mais barata, por 179.900 liras turcas (R$ 114.987), subindo para 193.900 liras (R$ 123.935) com o 1.0 turbo de 90 cv, ambos com a transmissão manual de 5 marchas. A opção automática adota a caixa CVT X-Tronic e custa a partir de 212.900 liras (R$ 136.079). Existe também uma versão com o 1.0 turbo abastecido com gás natural e que entrega 100 cv.De qualquer forma, é interessante acompanharmos todos os detalhes do Taliant, uma vez que ele deverá nortear a atualização do Logan nacional em um médio prazo. A atualização mais recente de Logan, Sandero e Stepway em nosso país ocorreu em 2019, portanto os modelos ainda devem contar com uma boa sobrevida por aqui.