Nem sempre comprar um carro que está para sair do mercado é um negócio ruim, você pode até levar um modelo bem completo a um preço mais em conta. O que tem que se levar em consideração é como o mercado reagirá mediante essa saída. Veja os modelos que saíram de linha em 2021:
Carros que saíram de linha em 2021
Marca | Modelos |
Ford | Ka, Ka Sedan e EcoSport |
Audi | A3 Sedan |
Citroën | C3 e Aircross |
Toyota | Etios Hatch e Etios Sedan |
Volkswagen | Up! |
Um exemplo do que foi falado acima é a Ford que surpreendeu a todos neste início de 2021 ao anunciar o fechamento de suas fábricas no Brasil. E como consequência, dois modelos importantes com bom nível de vendas deixam de ser comercializados. São eles, o Ka nas versões hatch e sedan, além do Ecosport, considerado o pai dos SUV’s compactos. Essa notícia surpreendeu muito, uma vez que o Ka era um dos 5 carros mais vendidos do Brasil. Esse é um exemplo de modelo que mesmo fora de linha não terá muito problemas para ter abastecimento de peças no mercado, devido à sua ampla presença no mercado. O mesmo vale para o EcoSport marcou época ao ser lançado, em 2003, inventando o segmento de “SUVs compactos”.
Ford Ka, Ka Sedan e EcoSport
Ao fechar suas fábricas no Brasil, a Ford informou que somente os modelos que eram produzidos por aqui que sairiam de linha. São eles: Ka hatch, Ka Sedan e Ford EcoSport, todos produzidos em Camaçari (BA).
A fabricante decidiu abrir mão de veículos menores para investir pesado em SUVs, picapes e modelos eletrificados. Por enquanto, a picape Ranger, o SUV esportivo Edge ST, o Mustang Black Shadow, o Territory e o recém lançado Bronco Sport continuam em linha no Brasil.
A marca garante que continuará prestando assistência ao consumidor, incluindo serviços como revisões e reposição de peças até ao final da garantia dos veículos. Até porque as concessionárias Ford continuarão operando normalmente no Brasil para vender os modelos remanescentes (e os que ainda serão lançados), embora muitas estejam fechando por acreditar que o negócio não é mais rentável em determinadas cidades.
Além disso, o artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor determina que “fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto. (…) Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei.”
Ou seja: a Ford é obrigada a ainda suprir o mercado com peças de reposição por mais algum tempo (tanto que a fábrica de Camaçari continua operando nas próximas semanas apenas para formar um estoque desses componentes), embora a legislação não diga quanto.
Audi A3 Sedan
Em dezembro de 2020, a Audi encerrou a produção do A3 sedan na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Contudo, o fim do sedã de luxo estivesse programado desde 2019, a Audi agora precisa de uma definição do governo brasileiro para reativar a linha de produção paranaense.
É uma questão matemática. A Audi quer que o governo brasileiro devolva os créditos acumulados no Inovar Auto. Pelas regras do antigo programa de fomento à indústria, as montadoras que investiram em fábricas e centros de pesquisa teriam direito a receber de volta o Super IPI.
Dessa maneira, os carros importados pagavam 30% adicionais de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Assim, a Audi requisita o crédito acumulado de 2012 a 2017, quando o Inovar Auto terminou para dar lugar ao atual Rota 2030, em vigor desde 2018.
E para a fabricação do novo A3 seriam necessários grandes investimentos para a adaptação ao novo modelo. Sendo assim, é mais viável importar. O A3 era produzido com sucesso no Brasil desde 2015.
Agora em 2021 o Audi voltou a comercializar a nova geração do Audi A3, mas esse será um modelo importado da Europa.
Citroen C3 e Aircross
Nascido como uma minivan aventureira, o Aircross até tentou surfar na onda dos SUVs, mas não convencia mais há alguns anos e era um mero figurante no mercado atual. Lançado originalmente em 2010, ele era uma versão com espírito de aventura do C3 Picasso – que saiu de linha bem antes do Aircross. Envelhecido e sem conseguir vendas maiores, o Aircross saiu de cena recentemente.
Já o hatch C3 foi outra vítima do mercado. Apresentado em 2012, ele até era alinhado com o modelo vendido na Europa, mas parou no tempo. Ao longo desses nove anos, ele nunca recebeu um facelift, tendo recebido apenas mudanças mecânicas e de conteúdo.
Assim como o Aircross, ele sumiu do site da companhia e deu adeus ao mercado, já que a Citroën está iniciando um processo de renovação de sua gama de produtos.
Toyota Etios Hatch e Etios Sedan
De acordo com um comunicado enviado à imprensa, o Toyota Etios seguiu à venda somente até o mês de abril de 2021, e isso valeu tanto para a configuração hatch quanto para o Sedan.
A Toyota informa que manterá os serviços de garantia para toda a gama Etios, como as revisões periódicas, o que é de praxe nesse tipo de situação. No comunicado, a Toyota afirmou que tal “decisão foi tomada em função da introdução de um novo modelo, que será comercializado em breve no mercado nacional, o que fará com que seja necessário um ajuste no volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP).”
Ou seja, o Etios deixou de ser fabricado para abrir espaço na fábrica de Sorocaba para o Corolla Cross, um SUV médio que chegou ao mercado neste ano para concorrer com o Jeep Compass. Cabe esclarecer ainda que o Corolla sedã seguirá em produção e conviverá com o sua variação SUV.
Volkswagen Up!
De acordo com o comunicado do fabricante, o up! saiu de linha devido à “estratégia de renovação do portfólio Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no país”. Mas as razões não são somente essas. A pandemia que causou a quebra de alguns fornecedores, também acelerou a extinção do up!
A marca alemã prepara uma nova versão de entrada do Polo, batizada de Track, para ocupar a faixa de preço deixada pelo subcompacto. A novidade deverá chegar ao mercado em 2022.Enquanto o Polo Track não chega, a Volkswagen mantém em produção dois produtos defasados tecnologicamente: o Gol e o Fox.
O futuro do Fox, porém, não é nem um pouco promissor. A Volkswagen deve mantê-lo no mercado somente até o ano que vem, justamente quando o Polo Track será lançado. Depois disso, o modelo seguirá os passos do up! e também sairá de linha.
Já no caso do Gol ainda não há nada definido, principalmente pelo fato de o modelo ainda vender muito bem, o que impede a Volkswagen de o tirar de linha.