Confira abaixo os preços das versões Attractive e Adventure Locker do Fiat Palio Weekend dos últimos 3 anos de sua carreira:
Ano | Versão | Preço (Tabela FIPE) |
2018 | Attractive 1.4 Manual | R$53.216. |
2018 | Adventure Locker 1.8 Manual | R$63.474. |
2019 | Attractive 1.4 Manual | R$56.468. |
2019 | Adventure Locker 1.8 Manual | R$66.521. |
2020 | Attractive 1.4 Manual | R$60.900. |
2020 | Adventure Locker 1.8 Manual | R$75.419. |
Como sobreviver por mais de 20 anos no super competitivo mercado automotivo? A resposta geralmente é simples, sendo necessário conquistar consumidores através de confiabilidade, segurança, carisma e potência. Mas será que o Palio Weekend possui essas características?
Com lançamento do projeto em 1997 e se mantendo até 2020, a perua passou por versões exclusivas, sucesso e atualizações, mas sempre na mesma geração.
E se manter sucesso não é fácil, trazer inovações é mais difícil ainda. Vamos apresentar o que a última linha (2020) entrega e visitar o alto dessa perua nos últimos 23 anos.
Está preparado?! Confira!
A trajetória de sucesso do Palio Weekend Adventure
1999 – Palio Weekend Adventure
A primeira versão Adventure foi lançada em 1999, sendo pioneira e responsável por popularizar esse tipo de alternativa com proposta visual mais aventureira, mesmo sem trazer modificações mecânicas na maioria das montadoras. Porém, até os dias atuais os modelos com essa proposta “off-road” da Fiat trazem além do visual, uma suspensão mais elevada e as vezes pneus de uso misto. Somando com esses itens o primeiro Palio Weekend Adventure entregava também estribos laterais, quebra-mato, faróis de milha e rack de teto.
Essa versão transitava bem entre regiões mais ou menos urbanizadas, e por mais exigida que a suspensão fosse, em média, a resistência era razoavelmente superior a concorrência do mercado, isso quando essa concorrência começou a aparecer.
Quem mais se aproveitou dessa oportunidade de mercado para expansão de frotas e enriquecimento de uso particular foram os próprios frotistas e muitas corporações, como utilização para viaturas policiais e de patrulhamento urbano.
A ideia da montadora com a linha Adventure foi apostar em dimensões mais amplas e com visual mais imponente, oferecendo uma configuração única até então.
2001 – Primeira atualização
Assinada pelo estilista Giorgetto Giugiaro, a primeira atualização visual chegou em 2001.
2004 – Segunda atualização
A segunda reestilização no design também foi assinada pelo Giugiaro, com principais mudanças concentradas na traseira.
2008 – Chegada do sistema Locker
Apelidado de Locker, o sistema era um bloqueio do diferencial, aumentando a capacidade de tração em pisos mais escorregadios.
A montadora italiana diz ter sido a primeira no mundo a lançar um carro 4×2 de tração dianteira com bloqueio do diferencial.
2012 – Última reestilização
Seu design foi remodelado pela última vez em 2012, na busca por uma identidade um pouco mais modernizada, embora ainda permanecesse na mesma geração.
2015 – Mudança de nome
Em 2015 se desvinculou do nome Palio, passando a se chamar somente Fiat Weekend.
2020 – Encerramento da produção
Mesmo sofrendo com o grande peso da idade, a linha da perua sobreviveu até 2020, saindo de linha no começo do ano.
Nessa última linha Adventure, estavam presentes itens como direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de liga-leve, airbags frontais, volante multifuncional em couro, rádio, ar-condicionado manual, computador de bordo, painel de instrumentos exclusivo e etc.
Ao ter sua produção finalizada, o segmento de peruas brasileiras se encerrou, atualmente presente somente em modelos de luxo.
É verdade que em seus últimos anos esteve muito defasada e por isso quase todas as suas vendas eram efetuadas para frotistas e corporações do governo, mas anteriormente foi inovadora e uma ótima opção frente ao mercado da época.
Ela encerrou sua carreira com duas opções de motorização: O 1.8 E.torQ de 132cv e 18,9 kgfm, e o 1.4 Fire de 86cv e 12,5 kgfm.
Uma boa alternativa no mercado
Como não há mais modelos 0km, as opções ficam restritas ao mercado de usados, onde é possível encontrar uma infinidade de modelos do Palio Weekend, já que deixou seu legado nos 23 anos de história.
A Station Wagon (Perua) da Fiat se torna uma boa alternativa para quem necessita de bom espaço interno para os passageiros e bagagens. Porém, as configurações mais novas possuem um valor muito alto, tornando seu custo-benefício ruim, já que é possível encontrar modelos mais modernos por preços parecidos.
Linha Adventure – Palio Weekend, Strada e Doblò.Que tal conhecer mais modelos da Fiat? Veja aqui reviews e ofertas de todos os modelos da montadora