Em junho deste ano a montadora americana divulgou um teaser e revelou o nome do então novo lançamento que é fabricado em Goiana (PE). O modelo de 7 lugares foi lançado em agosto de 2021 para brigar com Volkswagen Tiguan Allspace, CAOA Chery Tiggo 8, Mitsubishi Outlander, Mercedes-Benz GLB200 e até mesmo o Toyota SW4 na configuração flex.
Com o espírito Jeep de sempre carregar pequenas surpresas, o primeiro teaser foi lançado na ocasião do Jeep Day, em abril, e trazia um easter egg especial. Os mais atentos conseguiram perceber o código morse na trilha do primeiro vídeo que já entregava o nome do modelo.
A trilha sonora continuou como elemento-chave no segundo teaser do modelo inédito, que trouxe mais um easter egg. Através de um lick de guitarra, a marca apresentou uma sequência Fibonacci, um padrão matemático amplamente encontrado na natureza, o habitat original da Jeep. É nesse modo que os detalhes da traseira com lanternas de led e a silhueta vão sendo desvendados, entregando o tamanho do modelo.
Jeep Commander já existia na China
A Jeep já tinha um modelo específico para o mercado chinês que se chama Grand Commander, mas que não é um sucesso de vendas.
No mercado Chinês esse modelo é montado sobre a mesma plataforma do Cherokee, enquanto o Jeep Commander fabricado em nosso país utiliza a plataforma Small Wide 4×4, a mesma do Renegade, Compass e Fiat Toro (Todos esses modelos fabricados em Goiana, Pernambuco).
O Commander nacional aproveita muitos componentes do Compass, modelo no qual é baseado. Embora sejam parecidos, muitos elementos diferem os dois produtos, como o entre-eixos por exemplo, que é de 2,79m no Commander e 2,63m no Compass, uma diferença de 16cm!
Design
A Jeep se preocupou em fazer com que o Commander não se tornasse apenas um “Grand Compass”.
A dianteira ganhou faróis mais afilados com luzes de seta dinâmicas, transferindo o DRL em LED para o para-choque, próximo aos faróis de neblina.
Na lateral eles são bem parecidos até a coluna C, que se difere visualmente para agregar os 2 lugares adicionais.
A traseira é bem diferente do irmão menor, sempre com lanternas totalmente em LED, novos vincos e novo para-choque.
Motores no Brasil
Em terras brasileiras o Commander recebe os mesmos conjuntos mecânicos do Compass, mas com uma pequena alteração no motor alimentado por diesel.
As primeiras versões utilizam o 1.3 T270, um turbo flex de 4 cilindros em linha que rende 185cv com etanol e 180cv com gasolina aos 5.750rpm, enquanto o torque alcança 27,5 kgfm com ambos, entregue em 1.750rpm. Esse motor está sempre associado ao câmbio automático convencional de 6 velocidades.
As versões diesel trazem o 2.0 TD380, que possui torque de 38,7 kgfm (Aos 1.750rpm) como sugere o próprio nome. O torque do Compass é menor, com 35,7 kgfm. A potência segue a mesma, com 170cv oferecidos em 3.750rpm. Com esse propulsor trabalha a transmissão automática convencional de 9 velocidades.
A tração é sempre 4×4 e seletor de terrenos quando o SUV é equipado com motorização diesel. Nas versões flex somente as rodas dianteiras tracionam.
Interior
O interior do Commander é bem parecido com o do Compass, mas consegue se diferenciar pelo alto padrão de acabamento, sobretudo na versão Overland que entrega couro e suede marrom com detalhes em bronze. Com exceção desses detalhes de acabamento, ambos são idênticos.
Confira o último teaser divulgado pela Jeep:
Resumo de cada alternativa da gama Commander
Versão | Principais Equipamentos |
Limited 1.3 T270 AT – R$205.990 | Rodas de liga-leve R18, faróis full LED, bancos em couro e suede preto, painel de instrumentos digital de 10,2”, central multimídia de 10,1” com sistema de conectividade Adventure Intelligence, carregador de celular por indução, chave presencial, banco do motorista com ajuste elétrico, Jeep Traction Control+, abertura automática do porta-malas, 7 airbags, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de mudança de faixa, sensor de fadiga, reconhecimento de placas de trânsito, sensor crepuscular e de chuva, ar-condicionado digital dual-zone, câmera de ré, freio de estacionamento elétrico, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de pressão dos pneus, retrovisores com rebatimento elétrico, sistema start-stop, farol alto automático e Park Assist. |
Overland 1.3 T270 AT – R$227.990 | Acrescenta rodas de liga-leve R19, bancos em couro e suede marrom, teto-solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon, banco do passageiro elétrico, porta-malas com sensor de presença e sistema de conectividade inteligente Adventure Intelligence Plus (Com assistente virtual Alexa). |
Limited 2.0 TD380 4×4 AT – R$265.990 | Limited flex + tração 4×4 com reduzida, seletor de terrenos e assistente de descida. |
Overland 2.0 TD380 4×4 AT – R$287.990 | Overland flex + tração 4×4 com reduzida, seletor de terrenos, assistente de descida e Jeep Offroad Pages (Informações off-road na multimídia). |