A Volkswagen colocou no ar a opção de configuração do Taos no aplicativo VW Experience, um app que utiliza a realidade aumentada para projetar o novo SUV da marca, seja em miniatura ou em tamanho real, permitindo inclusive que o usuário interaja com o veículo, abrindo e fechando as portas e até simular que está dirigindo o modelo.
“O aplicativo de realidade aumentada é um sucesso, com mais de 500 mil downloads. Somente com o Nivus e o T‑Cross foram cerca de 300 mil instalações em cerca de 100 países. Com o Taos, decidimos colocar no ar esse recurso com uma antecedência ainda maior para o lançamento do modelo, assim os clientes já podem ir descobrindo o novo SUV e já preencherem a intenção e compra, caso tenham interesse. Resultado: mais de 200 mil downloads do app de realidade aumentada”, afirma Fábio Rabelo, gerente executivo de Digitalização e Novos modelos de Negócio da Volkswagen América Latina.
O VW Experience é mais um dispositivo de conveniência para o cliente, que passa a ter uma forma diferenciada de ver um carro. É possível, por exemplo, visualizar o Taos em qualquer superfície plana, seja na vaga de garagem, em uma mesa de jantar ou na varanda. O Volkswagen Experience vem para complementar as várias ferramentas digitais que a Volkswagen oferece, como o DDX, o Meu VW, reforçando a digitalização na marca.
O Volkswagen Experience está disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android. E o melhor: após ser instalado, ele não precisa de internet para funcionar.
Outros modelos pelo mundo
A Volkswagen of America e a Pinterest lançaram uma experiência única, em que os usuários da plataforma social podem testar de forma virtual o novo ID.4. Proporcionando uma visão integral de 360 graus do SUV elétrico da VW, a campanha é a primeira do tipo na Pinterest e proporciona um novo elemento, prático e informativo, para o processo de compra de automóveis.
Construída a partir do slogan do ID.4, com emissão zero – “Antes que ele possa mudar o mundo, tem que modificar o seu” -, a integração com a Pinterest disponibiliza uma nova maneira de informar aos usuários da plataforma sobre o conteúdo que o inspira. Antes da implementação, mais de 8 milhões de “Pinners” já haviam demonstrado uma ligação ativa com o conteúdo automobilístico. Através dessa ligação, um em cada três usuários da plataforma manifestaram-se motivados para procurar um carro que não haviam considerado comprar inicialmente. Acessando o test drive em 360 graus, aqueles já inspirados pelo veículo elétrico da Volkswagen podem começar a sentir como ele pode mudar o seu mundo.
“Um carro para mudar o jogo como o ID.4 merece uma experiência de compra de mudar o jogo. E isso começa no test drive”, afirma Kimberley Gardiner, vice-presidente sênior de Marketing da marca Volkswagen. “Esta experiência virtual nos permite demonstrar aos clientes em potencial o quanto nosso veículo elétrico é funcional, divertido e acessível. Uma plataforma como a Pinterest, que muitos usuários visitam tanto para obter informações de compra como inspiração, representa uma oportunidade única para alcançar consumidores de uma forma inteiramente nova.”
Recentemente eleito World Car of the Year 2021 (carro mundial do ano), o ID.4 introduz uma nova era de mobilidade elétrica para a Volkswagen. A empresa planeja lançar no mercado pelo menos um novo modelo totalmente elétrico a cada ano.
Os usuários da Pinterest já podem acessar a experiência de test drive do ID.4 gratuitamente, direto no aplicativo da Pinterest.