Apesar do nome ser o mesmo do cupê esportivo que foi vendido no Brasil, Maverick agora é o nome da nova picape posicionada abaixo da Ranger que será o veículo de entrada da Ford nos Estados Unidos. O modelo também será vendido aqui no Brasil para competir com a Fiat Toro.
O lançamento da Maverick 2022 faz parte da nova estratégia da Ford de investir somente em picapes, SUVs e crossovers. Com o sucesso da F-150 (que é o veículo mais vendido dos EUA há anos) e, mais recentemente, da Ranger, a Ford tem reputação e experiência para emplacar mais uma picape, no caso, uma que seja mais acessível e que mire consumidores que normalmente não comprariam uma picape.
A proposta inicial da Maverick é ter um apelo visual robusto, com quatro portas e espaço para cinco adultos. Nos Estados Unidos o modelo traz motorização híbrida nas versões de entrada com bom rendimento e economia de combustível na cidade.
Design
O visual frontal traz a mesma identidade da nova geração da F-150, com os faróis full-LED em forma de “C”, e uma barra que atravessa toda a frente e que conta com as setas nas extremidades. Este mesmo estilo é provável que também seja adotado na nova Ranger, que será revelada em 2022. A grade é bem estruturada, para aumentar a sensação de robustez e, assim como o Bronco Sport (com quem compartilha a plataforma modular), tem o capô bem alto e reto.
Sendo uma picape monobloco, a sua carroceria vai até a caçamba sem divisão, algo incomum para os norte-americanos. A Ford destaca que fez uma capa de proteção para toda a borda da caçamba e que vai até a coluna C, de forma a proteger a carroceria e facilitar a carga e descarga pelas laterais do veículo. A parte traseira conta com lanternas retangulares na vertical e uma caçamba de abertura convencional, mas que pode ser travada na metade do caminho, para que sirva de apoio para algumas cargas.
Por dentro, a Maverick tem uma certa proximidade com o Bronco Sport. Por exemplo, o volante é o mesmo, mas traz o oval azul no lugar do cavalo. Também são iguais os comandos do ar-condicionado e o console central. O painel de instrumentos tem o mesmo estilo, com contadores analógicos e uma tela digital no centro, mas com grafismos diferentes. Se diferencia pelas linhas gerais do painel com saídas de ar horizontais e um acabamento central na cor bronze. Uma parte curiosa é a central multimídia, que tem um espaço para carregar objetos tanto atrás quanto do lado direito. Outro item que veio no Bronco Sport é o seletor de marchas giratório, que a Ford tem usado em seus modelos mais recentes.
Espaço Interno
As linhas da nova Maverick trazem a impressão de ser bem larga, mas a realidade não é bem assim. Mede 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem um entre-eixos de 3,07 m. Como comparação, a Fiat Toro tem 4,94 m de comprimento (13 cm a menos), 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 2,99 m de entre-eixos (8 cm a menos). Ou seja, as dimensões da Ford Maverick são muito próximas da Fiat Toro.
Apesar dessa diferença, a Toro ainda leva mais carga, com 937 litros de volume e capacidade para 750 kg, enquanto a Maverick carrega 680 kg e 942 litros – isso comparando com a Toro 1.3 turboflex, pois a 2.0 turbodiesel eleva a capacidade para 1.000 kg. Uma ideia que veio do Bronco Sport é o compartimento para carga embaixo dos bancos traseiros.
Versões
A nova Ford Maverick será vendida em 3 versões nos Estados Unidos: XL, XLT e Lariat. Todas usam o motor 2.5 híbrido de série, mesmo conjunto que está no Ford Escape Hybrid. Entrega 164 cv a 5.600 rpm e 21,4 kgfm a 4.000 rpm, trabalhando em conjunto com um motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A potência combinada, segundo a Ford, é de 193 cv. Utiliza uma transmissão CVT e tem tração dianteira. A suspensão dianteira é McPherson e eixo de torção na traseira. Segundo a Ford, com a motorização híbrida o modelo faz cerca de 17 km/l na cidade, chegando a uma autonomia de 805 km.
Também está disponível para a Maverick a opção do motor 2.0 EcoBoost turbo, de 253 cv a 5.500 rpm e 38,3 kgfm a 3.000 rpm, associado a um câmbio automático de 8 marchas. Com este motor, a picape recebe suspensão traseira independente multilink, e ainda pode ter opcionalmente tração integral.
Para o Brasil ainda não há definição de quais versões serão vendidas por aqui. O mais provável é que venha a versão topo de linha (assim como aconteceu no Bronco Sport) equipada com o motor 2.0 turbo e tração integral. Mas também existe a possibilidade de também ser vendida por aqui a motorização híbrida, seguindo os planos da Ford de oferecer produtos eletrificados no Brasil.
Equipamentos
Embora seja um veículo de entrada nos Estados Unidos, terá um pacote de equipamentos bem interessante. A versão básica XL já vem com central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, faróis de LED, frenagem automática de emergência, câmera de ré, direção elétrica, iluminação diurna, 7 airbags, vidros e travas elétricas nas quatro portas. Como é a mais barata, tem que fazer algumas concessões, como usar rodas de aço de 17”, ar-condicionado manual, bancos de tecido e painel com tela de 4,2”.
Na versão XLT, a Maverick aposta em quem ainda vai precisar de um pouco mais de versatilidade para a caçamba, como os porta-objetos integrados, conectores D-link e trava elétrica para a tampa. Ainda ganha rodas de liga leve de 17”, controle de cruzeiro, espelhos laterais com ajuste elétrico e outros. Por fim, a variante Lariat adiciona, por exemplo, banco do motorista com ajuste elétrico, painel com tela de 6,5”, rodas de 18”, ar-condicionado automático de duas zonas e chave presencial.
Opcionais
A Ford também oferece alguns pacotes opcionais tais como: o Co-Pilot360, que traz sensor de ponto cego, estepe de 17” e assistente de permanência em faixa. E para quem opta por um carro mais off-road pode escolher o FX4, com rodas de 17” exclusivas, pneus all-terrain, tela de 6,5” para o painel de instrumentos, assistente de descida, ganchos de reboque dianteiros e traseiro e skid plate.
A versão Lariat ainda tem o Luxury Package, com controle de cruzeiro adaptativo, sistema de som Bang & Olufsen com 8 alto-falantes e subwoofer, vidros laterais aquecidos, central multimídia Sync 3 de 8”, iluminação em LED para a caçamba, carregador sem fio para smartphones e estepe de 17”.
Durante o primeiro ano, a Ford ainda vai vender o pacote First Edition para a versão Lariat, com grafismos exclusivos no capô e portas, capota marítima, teto pintado de preto, rodas de 18” na versão híbrida (ou 17” na 2.0 turbo) e maçanetas na cor do carro.
Será vendida no Brasil
A Ford Maverick já começou a pré-venda nos Estados Unidos e as entregas estão previstas entre setembro e dezembro. Será produzida em Hermosillo (México), na mesma fábrica que o Bronco Sport. A picape será uma das apostas da empresa no Brasil, tornando-se a nova opção de entrada abaixo da Ranger e de olho no público da Fiat Toro. Entretanto, a necessidade de atender primeiro à demanda nos EUA, sua chegada por aqui deve acontecer somente em 2022.
Mas como caso você não queira esperar a chegada da Maverick no Brasil, tanto a Fiat Toro como a Renault Duster Oroch podem ser encontradas com o melhor preço na Karvi.